Retorno à creche com festa

Maioria das crianças vai ao primeiro dia de aula de escola após tragédia em Janaúba

Cinthya Oliveira
Hoje em Dia - Belo Horizonte
19/10/2017 às 23:31.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:18
 (Prefeitura de Janaúba/DIVULGAÇÃO)

(Prefeitura de Janaúba/DIVULGAÇÃO)

Duas semanas depois da tragédia na creche Gente Inocente que abalou Janaúba e repercutiu mundo afora, 26 crianças do centro de educação infantil voltaram às aulas ontem. O número corresponde a menos da metade dos alunos da instituição. O trauma vivenciado no último dia 5 é um dos motivos para que muitos pequenos ainda não queiram voltar à escolinha, agora funcionando temporariamente no prédio da Unidade de Atendimento Infantojuvenil do município do Norte de Minas.

Caso do pequeno Arthur Gabriel, de 4 anos, que chegou a ficar internado no hospital Fundajan, em Janaúba, por ter inalado muita fumaça. O menino fala tanto que não quer mais ir à escola que a mãe agendou um encontro entre ele e uma psicóloga para hoje. “Quando falo em voltar às aulas ele diz: ‘credo, mamãe, lá tem fogo, vai me queimar’. Não sei o que fazer, porque o tempo todo ele quer ficar abraçado comigo e diz que está com medo do fogo”, conta Cleonice Fernandes de Souza, mãe de Arthur. Segundo ela, o menino tem pesadelos, não quer usar roupas e associa várias situações cotidianas à tragédia vivenciada dentro da creche onde morreram 11 pessoas, sendo nove crianças. 
 
Recepção
Mesmo que muitas crianças tenham faltado ao primeiro dia de aula no novo endereço, Aline Mendes dos Santos, diretora da creche Gente Inocente, afirma que o retorno foi melhor do que o esperado. Os alunos acolheram bem a bela decoração feita pelas professoras, que apostaram em um ambiente colorido e lúdico para afastar o clima traumático.

“As crianças estavam alegres, deslumbradas com o local, melhor do que aquele onde estávamos. Muitos pais se mostraram inseguros inicialmente, mas a maioria se mostrou feliz porque todos precisam recomeçar, voltar a trabalhar e ter onde deixar os filhos”, afirma a diretora.

Segundo ela, 53 crianças estão aptas a voltar a estudar, porém mais da metade não apareceu ontem também porque ainda não houve uma adaptação no transporte público. “Vários não vieram porque a creche ficou mais longe das casas delas. Mas na segunda-feira vai ter ônibus para todo mundo”, afirmou. 

Vários pais teriam manifestado o desejo de esperar alguns dias antes de levar os filhos de volta à creche. Mas, segundo Aline, nenhum responsável procurou a direção da creche para abrir mão da vaga do filho.

A reconstrução da creche Gente Inocente será financiada por um grupo de empresários de Janaúba e Montes Claros e a previsão de retomada das aulas no local é no início de 2018. 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por