Região em alerta contra a dengue

Três cidades correm alto risco de ter epidemia da doença, segundo levantamento do Ministério da Saúde

Christine Antonini
Montes Claros
04/12/2017 às 19:18.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:02
 (Site cidades Brasil/divulgação)

(Site cidades Brasil/divulgação)

Três cidades do Norte de Minas estão no quadro de risco de epidemia de dengue. É o que aponta o Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) realizado entre 23 e 25 de outubro deste ano e divulgado pelo Ministério da Saúde. Ainda de acordo com a pesquisa, pelo menos 15 outros municípios da região estão em alerta diante da possibilidade de infestação da doença, incluindo Montes Claros com LirAa de 3,4%. 

Ibiaí aparece no topo da lista com índice de infestação de 6,9%. Em seguida estão os municípios de Mato Verde (6,1%) e Catuti (4,8%), também com risco de surto de dengue. 

Para o Ministério da Saúde, valores acima de 1% já configuram alerta. Os superiores a 3,9% apontam para alto risco da epidemia. 

O LirAa é um mapeamento da presença do mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya. É feito em municípios e regiões metropolitanas com mais de 100 mil habitantes ou em cidades com grande fluxo de turistas.  

De acordo com o coordenador de epidemiologia de Ibiaí, Reginaldo Rodrigues, na tentativa de combater o surto, nos próximos dias, será realizado na cidade um mutirão de limpeza, incluindo na orla do Rio São Francisco. 

“Tivemos um grande problema que foi a grande quantidade de lixo jogada em lotes vagos. Mesmo com a coleta seletiva funcionando, os moradores não esperam o caminhão passar e descartam de qualquer forma. A maioria dos focos de dengue está dentro das residências, por isso é importante cada um fazer sua parte”, pontua o coordenador. 

Para que o LirAa seja executado, são visitados de 9 mil a 12 mil imóveis para identificação dos criadouros predominantes. Com os dados, é possível traçar o cenário da doença no município, permitindo o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas.
 
AÇÕES
Na última quarta-feira, a Comissão Intergestora da Superintendência Regional de Saúde (SRS) realizou reunião para alertar sobre a possibilidade de uma epidemia de dengue no Norte de Minas e para debater ações que serão desenvolvidas no combate ao Aedes aegypti nos 53 municípios que integram a área de atuação. 

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da SRS de Montes Claros, Josianne Dias Gusmão, ressaltou que, devido ao início do período chuvoso, os municípios precisam reforçar as ações de prevenção e de combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Isso porque, alternando dias de alta umidade do ar e de temperaturas elevadas, a proliferação do mosquito aumenta, o que faz com que o período de dezembro a maio se constitua numa época de alta transmissão das doenças propagadas pelo Aedes.
 
MONITORAMENTO
A partir desta semana, todos os municípios deverão enviar à SRS planilha de monitoramento dos indicadores do número de casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes. 

Com base nos dados enviados todas às segundas-feiras, o Comitê Técnico Regional de Controle da Dengue avaliará a necessidade de implementação de planos de ações nos municípios que apresentarem alta incidência.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por