Projeto incentiva artesanato mineiro

Lançamento vai acontecer durante a Feira Nacional do setor, que deverá movimentar mais de R$ 60 milhões

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
30/11/2017 às 19:38.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:58
 (Acervo/setur)

(Acervo/setur)

Muitas novidades aguardam os visitantes da 28ª Feira Nacional de Artesanato (FNA), que vai ser realizada em Belo Horizonte entre 5 e 10 de dezembro, no Expominas. A começar pelo lançamento da primeira política pública de artesanato da história de Minas Gerais: o Mais Artesanato. A iniciativa inédita vem para abraçar de vez umas das mais ricas tradições do estado, encontrada em todas as partes do território mineiro.

“O Mais Artesanato instituirá as diretrizes para o artesanato de Minas Gerais. Será a primeira vez no estado em que se pensará o artesanato como política pública para o artesão”, destaca o secretário de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), Wadson Ribeiro.

O secretário ainda ressalta que, além do lançamento da política pública, a feira contará com outra novidade especial: o cadastramento de artesãos mineiros para obtenção da Carteira Nacional do Artesão. O cadastramento é o décimo quinto executado pela Seedif em Minas Gerais e pela primeira vez vai ser realizado durante a feira nacional (em todos os dias), mediante pré-agendamento.

A expectativa é de contemplar aproximadamente 50 entidades de artesãos, como associações, cooperativas, núcleos familiares, e mais de 80 artesãos individuais.
 
AMPLA PARTICIPAÇÃO
A feira vai ocupar todo o pavilhão do Expominas com 1.200 estandes e terá a participação de 7 mil artesãos de todo o Brasil. Deste total, mais de mil são provenientes dos diversos territórios de desenvolvimento de Minas Gerais e terão a oportunidade de promover e comercializar seu artesanato por ação conjunta entre a Seedif e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG).

Eles terão a oportunidade de exibir e comercializar aproximadamente 15 mil peças e alcançar um faturamento estimado de R$ 700 mil.

O espaço destinado aos artesãos de Minas Gerais será de 850 metros quadrados e abarcará os estandes da Seedif, Sebrae-MG e do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Destaca-se, ainda, a presença de artesãos do exterior. Três países já confirmaram presenças: Turquia, Senegal e África do Sul.
 
SUSTENTABILIDADE
O tema da Feira Nacional do Artesanato deste ano é “Resíduos – reutilizar, reduzir, reciclar”. Alinhada com o tema, a FNA deixará de produzir cerca de uma tonelada de lixo de papel, o que vinha acontecendo nos anos anteriores. (Agência Minas)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por