Projeto e recursos para revitalização da Bacia do São Francisco

Jornal O Norte
14/11/2005 às 12:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

A secretaria de Agricultura e Abastecimento de Montes Claros está participando de parceria que envolve o ministério público, através da Promotoria do Meio Ambiente, a Emater/Regional/Esloc e Codevasf, com o objetivo de executar projetos de um programa de revitalização da Bacia do São Francisco e de seus afluentes, no caso, o rio Verde Grande, Pacuí e Pajeú.

É um projeto maior com recursos da Companhia de desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf/Ministério do Meio Ambiente) e Emater/Escritório Regional, para aplicação em 17 projetos, no Norte de Minas. Esses projetos visam à recuperação de sub-bacias hidrográficas. No caso do município de Montes Claros, a sub-bacia selecionada foi a do Córrego Buriti Seco, que é um afluente do Riachão, que, por sua vez, é afluente do Pacuí, que desemboca no São Francisco. Portanto, o projeto está dentro de um contexto do programa de revitalização da Bacia do São Francisco.

PROTEÇÃO AMBIENTAL

O engenheiro agrônomo Arcanjo Marques Pereira, da Emater/Moc, explicou que se trata de um convênio que envolve a Codevasf, que libera esses recursos, a Emater, como executora do projeto, o Instituto estadual de Florestas, na parte florestal, o Instituto mineiro de gestão das águas, no setor de gestão e monitoramento das águas, as comunidades diretamente beneficiadas, através de suas associações e a prefeitura municipal.

O projeto visa à proteção de nascentes, o plantio e recuperação de matas ciliares, o isolamento dessas faixas de segurança da área de preservação permanente das matas ciliares, através da construção de cercas (aproximadamente 20 quilômetros de cercas). Serão reflorestados 85 hectares de áreas com espécies nativas do bioma das matas ciliares da bacia do Buriti Seco.

RECURSOS

Para viabilização deste projeto, foram ministrados quatro treinamentos para agricultores, totalizando cerca de 60 produtores treinados dentro de uma visão de agricultura sustentável, ou seja, trabalhar com uma atividade, preservando o meio ambiente, conservando o seu solo e a sua água.

- É um projeto de R$ 264 mil, dos quais R$ 164 estão sendo operacionalizadas através da Emater. O restante é composto por convênios da Codevasf com o IEF e da Codevasf com o IGAN - disse Arcanjo Marques.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por