Prefeitos se reúnem para discutir adesão à AMAMS

Jornal O Norte
21/07/2005 às 18:22.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Os prefeitos da micro-região da Serra Geral de Minas estarão reunidos na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, em Verdelândia, para discutirem a adesão dos  municípios à Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), como forma de aumentar a força política do Norte de Minas. A reunião será coordenada pelo prefeito João Cordoval, de Matias Cardoso, vice-presidente da AMAMS para aquela micro-região. O presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá estará presente ao evento, que será realizado no salão da Câmara Municipal e tem expectativas do amadurecimento da classe política de que somente unidos é possível barganhar as obras e recursos com o Governo para promover o desenvolvimento do Norte de Minas. É a primeira vez que a AMAMS promove uma reunião em Verdelândia, município criado em 1995.

Desde 1998 que os municípios da micro-região da Serra Geral de Minas criaram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Integrado da Serra Geral de Minas e agora, será discutido o retorno destes municípios. O presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá, entende que a proposta de unificar a micro-região da Serra Geral de Minas com a AMAMS é oportuna no momento em que o Governo começa a direcionar recursos e obras para a região e tem a AMAMS como principal interlocutora. Ele lembra que um descuido das lideranças políticas do Norte de Minas permitiu que surgisse movimento de desmembramento, tanto da Serra Geral, Alto Rio Pardo e Médio São Francisco. “É curioso observar que o desmembramento ocorreu incentivado por órgão governamental, deixando transparecer a intenção de enfraquecer o poder de barganha do Norte de Minas” – explica o presidente.

PROGRESSO

O presidente acrescenta que a AMAMS tem uma história efetiva contribuição no progresso da Serra Geral de Minas e a principal delas foi a viabilização da pavimentação da MGT 122, que ligou Janaúba a Espinosa; na pavimentação de Janaúba-Jaiba-Projeto Jaiba-Matias Cardoso, na criação do campus da Unimontes em Janaúba para atender a micro-região; no soerguimento da cotonicultura ao reforçar o pedido de verbas para a compra de sementes selecionadas; na melhoria da rede hospitalar e vários outros benefícios. “Querer manter a Serra Geral de Minas desmembrada de todo Norte de Minas é sacrificar toda população da micro-região. Os pedidos da Serra Geral podem ser fortalecidos pela AMAMS, que tem poder de barganha. A maior avalista desta situação é a própria secretária estadual de Desenvolvimento do Norte, Mucuri e Jequitinhonha, Elbe Brandão, cuja base política é a Serra Geral, mas sempre caminha ao nosso lado” – justifica o presidente Valmir Morais de Sá.

O vice-presidente da AMAMS, João Cordoval, prefeito de Matias Cardoso, ressalta que desde quando empossado em 22 de março como vice-presidente da AMAMS tem buscado unificar os prefeitos da Serra Geral de Minas em defesa do fortalecimento do Norte de Minas e agora chegou a oportunidade daqueles municípios voltarem a se filiar a AMAMS. “Vejo que o presidente Valmir Morais criou o Departamento de Projetos, com dois arquitetos que ficarão responsáveis pela elaboração dos projetos técnicos; criou o Departamento de Meio Ambiente e Assistência Social, com a missão de dar amparo aos municípios e está dando novo vigor a AMAMS. Temos que caminhar ao seu lado, pois somente unidos é que seremos fortes” - destaca João Cordoval.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por