Policiais civis de Minas e dos EUA trocam experiências sobre o combate ao tráfico de entorpecentes

Gabriela Sales
Hoje em Dia - Belo Horizonte
30/08/2017 às 08:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:19
 (Divulgação PCMG)

(Divulgação PCMG)

Policiais civis de Minas participaram de um treinamento com agentes especiais da Drug Enforcement Administration (DEA), órgão do Departamento de Justiça dos Estados Unidos encarregado da repressão e controle de narcóticos. O objetivo foi aprimorar o processo de investigação e desarticulação de quadrilhas, principalmente as envolvidas em tráfico de drogas. Grande parte dos participantes era da região do Norte de Minas, importante rota de transporte de entorpecentes entre o Sul e o Norte do país.

O delegado da chefia adjunta da Polícia Civil, Felipe Forjaz, explica que o intercâmbio ajuda a melhorar a atuação dos servidores no combate a criminalidade. “O curso tem como objetivo a troca de experiências. É uma forma de atualizar as nossas ações. Precisamos sempre estarmos a frente da criminalidade”.

Durante o curso, os policiais tiveram a oportunidade de conhecer o que a polícia norte-americana utiliza no processo de investigação. “Vai desde equipamentos para identificação de entorpecente, por exemplo, até a característica de cada quadrilha, o armamento utilizados pelos criminosos e a maneira de se organizarem”, complementa o delegado.
 
TRÁFICO DE DROGAS
O tráfico internacional de drogas teve a maior atenção. Segundo a corporação, é o tipo de crime que “alimenta” outros delitos. “De um modo geral, os crimes violentos estão ligados ao tráfico de entorpecentes. O trabalho da polícia é identificar e prender esses grupos antes que a criminalidade tome grande proporções”, reforça o delegado Felipe Forjaz.

Em Montes Claros, os servidores já começam a colocar o que aprenderam em prática. Segundo o delegado regional Jurandir Rodrigues César Filho, foram intensificadas as ações de combate ao tráfico de drogas e contra explosões a estabelecimentos bancários.

“A troca de informação e experiência ajuda a melhorar as estratégias de combate à criminalidade. Aqui no Norte de Minas estamos priorizando o serviço de inteligência que consegue identificar quadrilhas de outros Estados que tentam infiltrar em nossa região”, explica.

O que foi abordado no curso será repassado para os outros servidores de segurança pública de Minas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por