Pacto pode render verba milionária para municípios

Amams comandará negociação com AGU para o ressarcimento de recursos do Fundef às prefeituras

21/06/2017 às 01:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:10
 (Divulgação)

(Divulgação)

Prefeitos do Norte de Minas, dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri e da região Central de Minas anunciaram apoio à negociação com a Advocacia Geral da União (AGU) para o ressarcimento dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef). A compensação é uma das bandeiras defendidas pela Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams).

Durante reunião esta semana na entidade, os prefeitos assinaram procuração permitindo que o presidente da Amams José Reis conduza a negociação em Brasília junto à AGU.

“A Amams receberá a procuração dos prefeitos que não estiveram presentes à reunião até esta quarta-feira”, disse o presidente, acrescentando que até amanhã os documentos serão protocolados na AGU.

RECURSOS
Estudos mostram que os municípios da área mineira da Sudene poderão receber até R$ 500 milhões com o acordo.

“Este é um acordo inédito não somente em Minas Gerais, mas que na história do municipalismo brasileiro e até mesmo no âmbito da a Advocacia Geral da União”, enfatizou José Reis.

O Fundef é um fundo que redistribui os recursos federais, estaduais e municipais destinados ao Ensino Fundamental partilhando-os automaticamente entre os governos estaduais e governos municipais de acordo com o número de alunos matriculados em cada região de ensino. Os repasses devem ser usados exclusivamente na manutenção e desenvolvimento do ensino fundamental e na valorização dos professores. (Com Ass. Amams)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por