Número de municípios com vocação turística quase dobrou em Minas

Lucimery Lopes, estagiária sob supervisão do editor
Hoje em Dia - Belo Horizonte
23/09/2017 às 01:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:41
 (ASCOM.PREFEITURA/JANUÁRIA)

(ASCOM.PREFEITURA/JANUÁRIA)

Mais 276 cidades mineiras foram integradas ao novo mapa do turismo brasileiro. Nele se destacam municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento econômico. Entre as novidades, 27 cidades do Norte de Minas, como Salinas e Januária, enquadradas na categoria C, dos municípios que concentram o maior fluxo de turistas domésticos e também internacional.
 
VELHO CHICO
Januária é reconhecida como uma das maiores potencialidades turísticas do Estado, graças à exuberância natural e à aptidão cultural. Entre os principais roteiros turísticos da região estão o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, concorrendo ao selo de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, a tricentenária Igreja Nossa Senhora do Rosário, no distrito de Brejo do Amparo, e o Balneário e Pantanal de Pandeiros, um dos locais mais visitados na cidade.

Sidney Olímpio, secretário de Turismo de Januária, ressalta que esta é uma conquista que irá dar mais força para inserir a cidade na indústria do turismo, fortalecendo a economia municipal, com a geração de empregos e renda.

“Também estamos de forma ativa e constante promovendo ações de governo no intuito de fomentar a cultura do turismo na cidade, levando Januária para Minas, o Brasil e o mundo, oferecendo nossa diversidade turística”, destaca.
 
CACHAÇA
Salinas é conhecida tradicionalmente pelas famosas bebidas de alambique. O município é um dos principais polos da produção da cachaça no Brasil, produzindo mais de 50 marcas e em torno de 4 milhões de litros anualmente. Outras atrações, como as festas juninas, a gastronomia, as jazidas minerais e o museu da cachaça também fazem parte dos atrativos da cidade. Porém, a maior notoriedade está no Festival Mundial da Cachaça, que acontece há 16 anos.

“Falar sobre o turismo para Salinas é muito mais do que vislumbrar o ambiente natural ou se encantar com a cultura, pois para transformá-lo em um dos protagonistas do desenvolvimento econômico e social é preciso compreender seu potencial. Espero que a valorização e divulgação da cachaça artesanal aqui produzida e da nossa vocação gastronômica até então em descoberto sejam vistas e consolidadas como fonte de geração de riquezas”, celebrou o secretário de desenvolvimento social do município, Zonete Mendes.
 

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por