Moradores realizam caminhada SOS Gorutuba

Jornal O Norte
11/11/2005 às 10:43.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

Benjamim Oliveira Jr


Correspondente

NOVA PORTEIRINHA – O Movimento das lavadeiras do Rio Gorutuba realiza domingo, 13, uma caminhada pela sensibilização em favor do rio que separa as cidades de Janaúba e Nova Porteirinha e que é uma rica fonte de vida para milhares de pessoas. O trajeto será no perímetro urbano das duas cidades, com duração prevista de três horas. Esse é o segundo manifesto em uma semana pela salvação do rio que é cortado pela barragem Bico da Pedra.




Vista parcial da praia do Copo Sujo, onde se concentra


a Romaria das Águas (Foto: Oliveira Júnior)

A I Caminhada pelo Rio Gorutuba será  iniciada às 7h30 de domingo, com concentração em frente ao seminário da Diocese de Janaúba, onde haverá oração e reflexão sobre a água, o rio e a fonte de vida. Ás 8h começará a caminhada pelas margens do rio, no Bairro Rio Novo, em sentido inverso ao percurso da água. Os participantes conduzirão sacos para recolher lixo (papel, copos, garrafas e outros objetos) nas margens e leito do rio.

O bispo da diocese de Janaúba, dom José Mauro Pereira Bastos, da organização da caminhada, ressalta que é gritante a degradação do rio e, diante disso, é necessário que a comunidade se conscientize do problema. Haverá participação de integrantes das igrejas, do comércio, ambientalistas, produtores, associações comunitárias, políticos, alunos e professores.

AS REFLEXÕES

Durante a caminhada estão previstas três paradas com duração de 10 minutos cada. Nessas paradas serão abordados diversos temas, dentre eles a poluição – o ser humano em relação ao Rio Gorutuba, o Rio Gorutuba ontem e hoje e ações para salvar o rio.

Sábado passado houve a caminhada ecológica no distrito de Barreiro da Raiz, em que produtores rurais e moradores da região do distrito, juntamente com extensionistas da Emater, diocese, Codevasf, IEF – Instituto estadual de florestas, lavadeiras e outras comunidades, caminharam do centro do Barreiro da Raiz em direção ao Rio Gorutuba, que fica a poucos metros do distrito. Houve plantio de árvores e anúncio da liberação de recursos para preservação e recuperação da mata ciliar e do rio.

No ano passado, a diocese de Janaúba e o Movimento das lavadeiras realizaram a Romaria das águas, pelas cidades de Nova Porteirinha e Janaúba e concentração na praia Copo Sujo, em Janaúba, onde foi erguido um monumento às lavadeiras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por