Moradores pedem por ajuda ao Rio Gorutuba

Jornal O Norte
18/11/2005 às 11:04.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

Benjamim Oliveira Júnior


Correspondente

JANAÚBA – Com o objetivo de desenvolver um projeto de caracterização e manejo integrado da bacia do Rio Gorutuba na região do distrito de Barreiro da Raiz, neste município, foi realizada semana passada uma caminhada ecológica pelo rio. Idealizada pelos pequenos produtores rurais e moradores, a caminhada ecológica conseguiu resultados positivos, dentre eles a implantação de bacias de captação de águas fluviais, recuperação de área degradada e de mata ciliar.

A caminhada reuniu ambientalistas, políticos e agentes de órgãos relacionadas com a assistência às famílias e produção agrícola, caso da Emater-MG – Empresa de assistência técnica e extensão rural e Codevasf – Companhia de desenvolvimento do Vale do São Francisco.

- A região de Barreiro da Raiz era rica em nascentes que abasteciam toda a comunidade. Hoje, muitas (nascentes) já morreram e outras estão em decadência – diz o morador Geraldo Félix de Souza.

Com sacos para recolher lixo, os participantes – inclusive lavadeiras da cidade de Janaúba – caminharam por quatro quilômetros, entre a sede do distrito e o Gorutuba, distante cerca de 30 quilômetros desta cidade. A organizadora da caminhada, Esmeralda Marques Serafim, extensionista da Emater, entende que para reverter a situação é necessária a mudança de atitude.

- Devemos usar adequadamente os recursos naturais, manter a terra produtiva e conservar as matas e a água - diz.

O técnico agrícola e extensionista da Emater Irisvan Aparecido dos Santos coordenou uma das paradas, durante a caminhada, em que conclamou as pessoas a refletirem sobre o que cada um tem feito para salvar o rio. Segundo ele, desde 1997 a comunidade de Barreiro da Raiz, com apoio da Emater, Codevasf, ANA – Agência nacional das águas, IEF - Instituto estadual de florestas, Banco do Nordeste, prefeitura e câmara municipal, desenvolve o projeto de caracterização e manejo integrado da bacia do Rio Gorutuba naquela região.

O superintendente estadual da Codevasf em Minas, Anderson Vasconcelos, ressalta que desde o ano passado a companhia financiou algumas ações que serão implantadas nos próximos três anos. Segundo Anderson, serão implantadas 180 bacias de captação de águas de enxurrada, estabilização de duas voçorocas, recuperação de 10 hectares de área degradada, proteção e recuperação de 16 hectares de matas ciliares e nascentes, captações em educação ambiental e campanha ambiental.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por