Mais de mil famílias recebem benefício do Minas sem fome

Jornal O Norte
21/10/2005 às 10:06.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:53

Tiago Severino


Correspondente

PIRAPORA - Cerca de 1.600 famílias da microrregião de Pirapora são atendidas pelo programa Minas sem fome, do governo estadual. O objetivo é combater a fome por meio de projetos produtivos. Serão distribuídos insumos, sementes e materiais (regadores, enxadões e outros).

A Emater - Empresa de assistência técnica rural é a responsável por gerir o programa. Ela relacionou as comunidades da microrregião do médio São Francisco, sem fins lucrativos, e legalmente constituídas para serem atendidas pelo programa. Oito cidades foram contempladas: Pirapora, Buritizeiro, Santa Fé, Ibiaí, Lagoa dos Patos, Claro dos Poções, Jequitaí e Lassance.

O Minas sem fome atende a programas de avicultura, pomar doméstico, apicultura e horta doméstica. Cada uma das comunidades elaborou um projeto, que foi enviado a Emater. Além da área rural, entidades urbanas também são atendidas.

Em Pirapora foram selecionadas na área rural as comunidades da Ilha do Coqueiro, Ilha da Marambaia, Ilha das Pimentas, Brejo e Pernambuco; e na urbana o Lar dos Idosos São Vicente de Paula. A cidade recebeu calcário, mudas de laranja, tangerina e material para horta (sementes, enxadões).

VIABILIZAÇÃO DE RECURSOS

- A idéia é favorecer a produção da agricultura na agricultura familiar - afirma Edjan Eustáquio Guerra, engenheiro agrônomo da Emater de Pirapora.

Ele informa que os recursos do programa são provenientes de emendas de parlamentares que já estão trabalhando para viabilizar o programa no ano que vem. Neste ano, as emendas disponibilizaram R$ 22 milhões para serem utilizados no programa. Para 2006, o governo federal já assegurou parte dos recursos necessários.

De acordo com Ricardo Peres de Michellis, gerente regional da Emater, o Minas sem fome não é um programa assistencialista, mas capaz de gerar o desenvolvimento sustentável. Para ele é necessário que os municípios solicitem aos deputados, representantes de cada localidade que trabalhem para garantir mais recursos.

ASSENTAMENTOS E ENTIDADES

Segundo Edjan foram selecionadas para participar do programa apenas as entidades que estavam regulares (com a diretoria constituída e legalizada). Nenhum assentamento da microrregião de Pirapora foi contemplado, pois este tipo de projeto é de responsabilidade do Iter-MG - Instituto de terra do estado de Minas Gerais com atuação na região de Belo Horizonte.

A secretaria de estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é a coordenadora do Minas sem fome, e entre os parceiros do governo estadual estão o Consea-MG - Conselho de Segurança Alimentar de Minas Gerais. A colaboração da iniciativa privada, o apoio das prefeituras e conselhos municipais e da sociedade civil organizada são considerados essenciais para o correto desenvolvimento do programa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por