INSS inaugura agência em São João da Ponte; 60 mil pessoas serão beneficiadas

Presidente do INSS e deputada Raquel Muniz inauguram agência que vai beneficiar cinco cidades

Márcia Vieira
Hoje em Dia - Belo Horizonte
26/09/2017 às 00:58.
Atualizado em 15/11/2021 às 10:44
 (FOTOS OCTÁVIO MEIRELLES/DIVULGAÇÃO)

(FOTOS OCTÁVIO MEIRELLES/DIVULGAÇÃO)

O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, inaugurou nesta segunda-feira a agência do órgão em São João da Ponte. Construída em um terreno de 600 metros quadrados, ao custo de R$ 1 milhão, a agência irá atender as cidades de Ibiracatu, Japonvar, Lontra e Varzelândia, totalizando cerca de 60 mil habitantes.

Acompanhado da deputada federal Raquel Muniz, que intermediou a visita, Gadelha destacou que a inauguração faz parte do plano de expansão empreendido pelo governo federal. “Depois de dois anos de interrupção em função da questão orçamentária, o governo volta a produzir histórias felizes em todo o Brasil e, sem dúvida, em São João da Ponte teremos bons capítulos”, disse.

Leonardo destacou que todas as vezes que uma agência do INSS é implantada, a ação representa injeção significativa de recursos na economia local. “Há estudos acadêmicos sérios que demonstram que mais de dois terços dos estados brasileiros têm como principal fonte de recursos os repasses feitos pelo INSS. É momento de celebrar”, disse o presidente, que destacou ainda a atuação da deputada Raquel Muniz: “sei o quanto a deputada lutou para inaugurar esta agência e finalmente o governo e o seu trabalho parlamentar fazem disso uma realidade. Os nossos servidores poderão prestar um serviço humanizado e sensível”, pontuou.
 
REGIÃO
Valquíria Cardoso, prefeita de Varzelândia, revela que a nova agência significa economia para os cofres públicos. “São 168 km até Montes Claros. É uma instituição importante que, instalada aqui, vai nos atender com agilidade e representa um ganho muito grande para a região, principalmente para a nossa cidade”, declarou.

Geraldo Magela, morador de São João da Ponte, conta que ter que resolver qualquer coisa no INSS é muito trabalhoso. “A pessoa está na época de se aposentar, arruma os papéis, mas tem que gastar dinheiro para ir a Montes Claros. Muitas vezes, ela não tem esse valor. Além do mais, se precisar fazer alguma reclamação, tem que voltar naquela cidade. Agora a situação vai mudar”, comemora.
 
MOMENTO
Para o prefeito da cidade, Danilo Veloso, a agência é um “presente” em plena Semana do Idoso. “Esta obra é resultado da união e da vontade política dos que trabalharam para o benefício de todos”, disse.

A deputada Raquel Muniz destacou o momento histórico para toda a região. “É uma alegria estar no governo federal possibilitando inauguração de tão importante obra. A descentralização do serviço traz oportunidade para um atendimento mais próximo e humano”, afirmou.

Unidade pode ser ampliada
O presidente do INSS, Leonardo Gadelha, também visitou a agência Montes Claros do órgão e destacou que, a partir de pedido da deputada Raquel Muniz, serão iniciados estudos para, num futuro próximo, viabilizar uma segunda agência ou ampliação da atual em Montes Claros.

“Recebi essa cobrança e a deputada tem se posicionado de maneira muito firme. Sendo um pleito da comunidade trazido por ela, é um pedido justo. Apesar de estarmos passando por severas restrições orçamentárias, é importante conhecer essa situação e iniciarmos um planejamento para quem sabe no ano que vem podermos tratar disso com carinho”, disse.

O presidente salientou que a inauguração da agência em São João da Ponte vai facilitar o atendimento em Montes Claros.

INSS Digital
Ainda de acordo com Leonardo, um dos grandes desafios da instituição é enfrentar a diminuição da força de trabalho. “Em 2011, eram 44 mil servidores. Agora são 36 mil. Perdemos 20% da nossa força de trabalho em apenas seis anos. Uma das soluções é a implantação do INSS digital, e Montes Claros foi a segunda cidade escolhida, depois de Mossoró (RN), em razão da qualidade dos servidores e dos bons resultados apresentados”, pontuou.

Paulo Cirino, superintendente da Região Sudeste II, afirmou que o volume de atendimento local é expressivo e o sistema digital é uma conquista para o cidadão e para o servidor.

“Esperamos que, a partir de agora, o processo seja concluído em 30 dias, eliminando etapas de atendimento que hoje são presenciais”, finalizou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por