Governo põe mais dois CVTs em operação no Norte de Minas

Jornal O Norte
18/11/2005 às 11:02.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:54

Fernando Lanna


Colaboração para O Norte

O governo de Minas colocou em funcionamen-to na última quarta-feira, nos municípios de Janaúba e Jaíba, mais duas unidades de CVT - Centro vocacional tecnológico, iniciativa inserida no projeto Estruturador inclusão digital, que visa facilitar o acesso da população ao mundo da informática, reduzindo, assim, o índice de exclusão do cidadão do avanço tecnológico.

A inauguração foi presidida pelo secretário de estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Bilac Pinto. As duas solenidades contaram com a presença de autori-dades e dirigentes de entidades de classe da região, além de William Brandt, que gerencia o projeto Estruturador no âmbito da Sectes. 

O CVT de Janaúba, cidade de 68 mil habitantes, segundo estimativa de julho último do IBGE - Instituto brasileiro de geografia e estatística, funcionará na Rua Manuel Bandeira, 460, no Bairro Veredas. O de Jaíba, de 33.175 habitantes, de acordo com a estatística oficial, está instalado na Avenida João Teixeira Filho, 75, na área central da cidade. As duas unidades custaram cerca de R$ 1,5 milhão e estão se juntando a outras sete que já se encontram em funcionamento nos municípios de Sabará, São João Del Rey, Itamonte, Ubá, Santa Rita do Sapucaí, Minas Novas e Três Corações. 

ESTRUTURA

Segundo o gerente do projeto, até o final do ano 21 CVTs estarão em operação em Minas, todos dentro da mesma filosofia, que é a promoção da inclusão digital do cidadão, gratuitamente, mediante a apresentação do cartão Passaporte da cida-dania, obtido no próprio local. Os CVTs de Janaúba e Jaíba têm seus laboratórios vocacionados, respectivamente, para os setores de leite e derivados e fruticultura, e neles os usuários poderão desenvolver e aprimorar suas aptidões.

Cada CVT dispõe, conforme projeto básico, de duas salas de inclusão para acesso à internet, com 10 computadores cada uma e impressoras, sala de videoconferência para ensino à distância com todos os equipamentos necessários, laboratório vocacional que obedece a vocação produtiva de cada região e sala de incubadora de empresas. Essa sala tem por objetivo alavancar o desenvolvimento, criando condições para que rapidamente pequenos empresários possam aprender a gerir seus negócios, enfrentando o mercado mais preparados.

CARÁTER COMUNITÁRIO

Os CVTs são entidades públicas, de caráter comunitário, que articulam oportunidades de inserção produtiva do trabalhador, aliada à prestação de serviços educacionais. O objetivo é responder às novas demandas do setor produtivo, estimulando o desenvolvimento humano e econômico. A proposta de criação destas unidades baseou-se na percepção de que a exclusão digital é resultado da exclusão social. As desigualdades são capazes de transformar avanços tecnológicos em obstáculos, pois a crescente incorporação de tecnologia nos processos de produção exige novas estratégias de formação de mão-de-obra. Os CVTs são operados por ONGs - Organizações não-governamentais ou Oscips - Organizações de interesse público da sociedade civil. O de Jaíba ficou sob a responsabilidade da Associação Casa da amizade e o de Janaúba, da Fundação educativa e cultural Edilson Brandão Guimarães.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por