Governador visita novas instalações de escola em Teófilo Otoni

Hoje em Dia - Belo Horizonte
08/08/2017 às 19:11.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:59
 (Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

(Marcelo Sant’Anna/Imprensa MG)

O governador Fernando Pimentel realizou ontem em Teófilo Otoni, no Território Mucuri, uma visita inaugural ao edifício novo da Escola Estadual de Liberdade, no distrito de Lajinha. Durante o evento o governador também entregou kits escolares para os alunos da unidade de ensino e para estudantes da comunidade indígena da região. A escola completou 60 anos de fundação em fevereiro passado.

O governador fez questão de lembrar que a conclusão da obra foi possível não só por conta dos investimentos do Estado, mas também pela mobilização da comunidade e pela vocação dos mineiros para trabalhar e vencer obstáculos.

“Nós estamos celebrando aqui uma coisa muito importante, que é forma como Minas Gerais está conseguindo enfrentar e vencer esses dias tão difíceis, tão tempestuosos, essa crise tão avassaladora que se abateu sob o Brasil. Não é mérito só nosso não. É claro que o governo trabalha e muito, mas todos os mineiros e mineiras também. Eu brinco e digo que a vocação dos mineiros é acordar cedo, trincar os dentes e ir trabalhar, com chuva, com sol, não importa. E, quando chega a noite, agradece a Deus por ter atravessado o dia com saúde e pede mais para atravessar o dia seguinte”, afirmou.

Fernando Pimentel lembrou que, ao contrário de outros estados, em Minas Gerais os serviços em áreas essenciais para a população, como saúde, educação e segurança, continuam funcionando, mesmo diante da crise financeira nacional.

“A falta de dinheiro é impressionante. O Estado está suando dia e noite para tentar manter a folha de pagamento, ainda que parcelado, mas estamos pagando. Mas podia estar muito pior. Basta olhar para o lado, olhar para o Rio de Janeiro, para o Espirito Santo. Minas está longe disso, Minas está atravessando a mesma crise, a mesma tempestade, mas nosso barquinho está flutuando e está indo em frente”, disse o governador depois de participar do descerramento da placa inaugural da unidade de ensino.
 
INVESTIMENTO
As obras, que tiveram investimento de R$ 4,1 milhões (dos quais R$ 3,5 milhões em recursos estaduais e o restante da União), começaram em agosto de 2014 e foram paralisadas poucos meses depois. A construção do prédio foi retomada ainda no primeiro ano da gestão de Fernando Pimentel e entregue à comunidade neste ano. O prédio era uma demanda antiga da comunidade local. Nos últimos anos, a unidade funcionou em locais improvisados.

A secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, lembrou que a iniciativa da construção da escola faz parte de uma diretriz do atual governo de priorizar a área da Educação. “Muitas vezes, esta escola funcionou em lugares indignos para os alunos e os funcionários. O governo quer uma escola pública com agenda forte, múltipla, com educação profissional para os jovens”, disse.

PROJETO É LANÇADO
A secretária Macaé Evaristo anunciou, durante o evento, o lançamento do edital de seleção de projetos de iniciação científica para os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (Nupeas). O objetivo é incentivar os estudos africanos e afro-brasileiros dentro das escolas mineiras e fomentar a reflexão sobre os processos históricos de discriminação e racismo.

Ela lembrou a importância de a cultura africana entrar para a grade curricular dos alunos nas escolas de Minas Gerais. Para participar da iniciativa, as escolas interessadas deverão apresentar projetos de pesquisa – em conformidade conforme o edital lançado – que serão avaliados e selecionados.

A Escola Estadual de Liberdade foi construída em 1957 pelos próprios moradores do distrito de Lajinha, que fica a 15 quilômetros de Teófilo Otoni. Durante mais de 50 anos, a escola, que abriga 390 alunos, funcionou nas dependências de uma igreja e, antes de ser transferida para o prédio novo, as atividades escolares foram desenvolvidas em um espaço alugado em um antigo motel da cidade.

Durante a solenidade, o governador entregou kits escolares (compostos por cadernos, blocos de desenho e mapa de Minas Gerais) aos alunos da escola e para estudantes indígenas que frequentam as escolas da região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por