Gestores públicos, agricultores, empreendedores e moradores dos 24 municípios do Alto Jequitinhonha estarão reunidos amanhã para mais uma etapa dos Fóruns Regionais de Governo. Aberto ao público, o encontro ocorre em Itamarandiba, de 8h às 17h.

Esse é o 11º evento do circuito. Mais de 40 órgãos estaduais estarão presentes para prestar contas das políticas públicas executadas na região, esclarecer dúvidas e disponibilizar serviços. Paralelamente, acontecem debates, oficinas, palestras, exposições, feiras da agricultura familiar e da economia popular solidária.
 
PRODUTOR RURAL
Estratégias para combater a pobreza no campo e projetos de fomento ao empreendedorismo e à economia também serão debatidas em Itamarandiba. Produtores rurais, agricultores, sindicatos e associações poderão conhecer novidades para o setor.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) pretende oferecer materiais e assistência técnica, além de apresentar algumas tecnologias desenvolvidas.

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai detalhar as linhas de crédito, investimento e custeio para fornecimento de alimentos para a merenda escolar.
 
CARTEIRA DE IDENTIDADE
O público terá acesso a serviços como tirar uma nova carteira de identidade. Será preciso, no entanto, levar duas fotos 3x4 e certidão original de nascimento ou casamento. O Detran vai disponibilizar consulta ao licenciamento de 2017, requerimento de certidão negativa de propriedade do veículo, alteração de endereço, consulta sobre a situação do automóvel, multa, pontuação na carteira e solicitação de carteira de habilitação.

Já a Cemig e a Copasa terão uma sala exclusiva. O consumidor poderá negociar dívidas, quitar e solicitar emissão de segunda via da conta, tirar dúvidas sobre faturas, tarifas e requisitar religação. Durante a programação, a Cemig vai distribuir lâmpadas para quem apresentar a última conta de luz paga, limitada a duas por consumidor.
 
FÓRUNS
O circuito Fóruns Regionais de Governo foi criado por meio de um decreto e é coordenado pela Secretaria Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif). A pasta realiza reuniões para planejar as ações que serão levadas a cada território mineiro.

Segundo o coordenador dos trabalhos, Fernando Tadeu David, subsecretário dos fóruns regionais, a iniciativa é uma oportunidade para que o cidadão conheça de perto o que está sendo feito pelos órgãos estaduais, tirar dúvidas, consultar a equipe técnica e fazer solicitações.

O governador Fernando Pimentel tem percorrido cada território. “A melhor forma de governar é esse modelo que a gente trouxe agora na nossa gestão, de governar o Estado ouvindo as pessoas, chegando perto das pessoas, estando presente”, afirma.