A energia fotovoltaica será um dos temas da roda de conversa que vai acontecer em três bares de Janaúba, na próxima semana, entre 14 e 16 de maio. 

O município foi um dos 13 escolhidos em Minas para sediar o evento internacional Pint of Science, que inclui palestras e uma maneira diferenciada de tratar de temas pertinentes à sociedade.

Janaúba faz parte do Polígono das Secas e tem temperatura média de 33 graus Celsius. A agropecuária é a principal atividade econômica da região. Para aproveitar o recurso natural, a cidade de 70 mil habitantes vai receber uma usina de energia solar. 

Este foi um dos fatores que motivaram Diego Geovani Pereira Silva, organizador do evento e agente de inovação do território Norte da Secretaria de Estado de Tecnologia, a escolher o tema para o evento.

“Nossa intenção é sensibilizar e abrir os olhos da população para que ela tenha acesso e expanda o conhecimento científico. As pessoas precisam se informar e se capacitar para aproveitar as oportunidades”, diz.

A ideia de colocar o tema nas mesas dos bares surgiu a partir de uma reunião com as universidades envolvidas.

“A partir das discussões chegamos ao entendimento de que essa seria uma boa maneira de levar o cientista ou pesquisador para falar com a população. Esperamos entre 100 e 200 pessoas em cada dia de evento, que é gratuito e aberto a toda a população, em especial a estudantes”, explicou. 
 
FRUTOS
O Pint of Science surgiu em 2013, depois que dois pesquisadores da universidade de Londres propuseram um encontro em que mais cientistas pudessem sair dos laboratórios, universidades e institutos de pesquisa para conversar diretamente com os moradores. 

A iniciativa cresceu e em 2018 já conta com a participação de 21 países. No Brasil, acontece em 56 cidades, entre elas Janaúba.

A versão local tem a chancela do Governo de Minas e parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

Outros temas do evento vão ser “A filosofia da Cachaça”, “A física da Cerveja”, “Qualidade da Carne”, “Tecnologias Disruptivas estão Mudando Nossas Vidas” e “Internet das Coisas”.