Construção de barraginhas combate efeitos da seca

Montes Claros
20/06/2017 às 01:33.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:09
 (Divulgação)

(Divulgação)

Mais de 12,8 mil barraginhas construídas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) armazenam, cada uma, de 1.500 a 2.250 metros cúbicos de água no lençol freático do semiárido mineiro a cada ciclo de chuvas. São medidas contra a desertificação e a seca.

Além disso, cerca de 111 quilômetros de vias readequadas pela empresa evitam a degradação do leito e das terras agricultáveis ao longo do trecho do rio São Francisco na região. A desertificação, processo que consiste na degradação da terra resultante de fatores como variações climáticas e atividades humanas, já atinge cerca de 15,7% do território brasileiro, de acordo com dados do PAN Brasil. Na região do semiárido mineiro (norte do estado), as ações da Codevasf para recuperação de áreas degradadas e controle de processos erosivos foram efetivamente iniciadas a partir de 2010 e encontram-se em fase de execução como parte do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco. Uma das alternativas adotadas na região é a implantação de barraginhas, ou bacias de captação de chuva. Cada uma dessas estruturas comporta cerca 150 metros cúbicos de volume de água e transfere ao lençol freá-tico cerca de 10 a 15 recargas/ciclo de chuvas, o que equivale de 1.500 a 2.250 metros cúbicos armazenados/barraginha/ciclo. As ações de Combate à Desertifica-ção das Nações Unidas de Combate realizadas no Brasil são coordenadas pelo Ministério do Meio Ambiente por meio do Departamento de Combate à Desertificação.

Em 2016, foi concedida à Codevasf a certificação Dryland Champions. Com isso, ela é reconhecida como parte essencial do combate à degradação do solo, à desertificação e à seca. (Com Codevasf)

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por