Estão abertas as inscrições para a VII Feira de Ciências do Norte de Minas, promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Podem se inscrever instituições de ensino de educação básica e superior da região. Neste ano, o tema central para os trabalhos é “Ciência para o enfrentamento das desigualdades”. As inscrições vão até o dia 1º de outubro. 

O mote foi escolhido em concordância com o tema da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Os trabalhos selecionados serão expostos entre os dias 10 e 11 de outubro na Mostra a ser realizada no campus do ICA. Os trabalhos podem ser apresentados com a utilização de recursos como maquetes, cartazes, pôsteres, pequenos experimentos didáticos, resultados de trabalhos investigativos ou de entrevistas, protótipos, entre outros.

O professor Charles Martins Aguilar, coordenador da comissão organizadora do evento, pontua que a feira promove a oportunidade de comunicação entre diferentes instituições de ensino, estimulando a iniciação à prática científica a partir do ensino básico. 

“Os professores de todas as áreas de conhecimento são convidados a realizar projetos científicos relacionados com o tema da feira. Para isso, ocorre o contínuo diálogo entre professor e aluno. Nesse contexto, o professor exerce a função de orientador, atuando como mediador do processo de ensino-aprendizagem entre seus alunos”. 

Aguilar acrescenta ainda que as avaliações dos últimos eventos “apontam que a execução desses projetos eleva o engajamento e entusiasmo dos alunos e maior busca de conhecimento dos professores envolvidos, promovendo a atualização da sua prática docente”. De acordo com o professor, é uma oportunidade para o crescimento pessoal e a ampliação dos conhecimentos, da capacidade comunicativa; para o desenvolvimento da criatividade e da habilidade investigativa nos estudantes. 
 
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail fcnmg.ica.ufmg@gmail.com, com a apresentação do trabalho e ficha de inscrição preenchida. Serão aceitas inscrições de trabalhos de relevância técnico-científica, social e cultural, elaborados e desenvolvidos por estudantes e professores da educação básica, superior e cursos técnicos de instituições públicas e privadas, compatíveis com o formato da Mostra da Feira de Ciências. 

A divulgação do resultado da seleção de trabalhos está prevista para acontecer até 3 de outubro. O prazo final para agendamento de visitação das escolas durante a feira é até 8 de outubro.