O alívio no calor provocado pela chuva de domingo vai durar mais alguns dias. É a previsão dos institutos de meteorologia para Montes Claros e região. Deve chover todos os dias desta semana. Mesmo assim, outubro termina hoje sem que a média histórica de chuva, de 150 milímetros, seja atingida. 

As estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no campus da UFMG, e o Centro de Meteorologia da Unimontes registraram entre 9 e 12 milímetros de chuva na cidade no último fim de semana. A precipitação foi motivo de comemoração nas ruas e nas redes sociais, já que não chovia de forma significativa na cidade há cerca de cinco meses. 

Para os próximos dias, são aguardados entre 60 e 90 mm de chuva. 

A aposentada Valvina Sarmento deseja que chova bastante na Barragem de Juramento, responsável pelo abastecimento de água de 70% das casas montes-clarenses. “A chuva de domingo foi um presente e tanto pra gente. Foi pouca, mas já ajuda muito a diminuir o calor”.

A chuva trouxe alegria também para comerciantes e vendedores ambulantes, como Joel Marcos dos Santos, que decidiu vender sombrinhas e guarda-chuvas no Centro. “Já vendi umas 11 hoje (ontem). Tomara que caia muita água. Se chover, a tendência é melhorar as vendas”, diz.
 
NOVEMBRO
De acordo com o portal Climatempo, o avanço de frentes frias nos próximos 15 dias manterá o tempo instável. Há previsão de pancadas de chuva quase que diárias em todo o Norte de Minas em novembro. O mês marca o início da temporada chuvosa na região.