A presidente da Comissão de Cultura da Câmara Federal, deputada Raquel Muniz, estará presente na 3ª Mostra de Cinema de Montes Claros, onde vai anunciar propostas para o desenvolvimento do setor no Norte de Minas. A parlamentar assumiu neste mês o comando do segundo colegiado no Legislativo federal –ela também lidera a Comissão Especial da Crise Hídrica. 

“Sou a primeira parlamentar de Minas Gerais que ocupa esse espaço na Câmara Federal. Nós, da comissão, nos reunimos com a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e elaboramos propostas para o desenvolvimento da cultura mineira, principalmente para o Norte de Minas. Estamos viabilizando a vinda de toda a comissão para prestigiar as tradicionais Festas de Agosto”, disse a deputada federal Raquel Muniz. 

A 3ª edição da Mostra de Cinema é promovida pelo Cinema Comentado Cineclube. Esta edição traz a Montes Claros não só a experiência democrática de exibição gratuita e compartilhada, como a oportunidade de dar destaque ao cinema realizado por uma montes-clarense, a produtora Vania Catani, fundadora da Bananeira Filmes. Ela estará hoje na mostra.  
 
Programação
Os interessados em participar da roda de conversa marcada para às 15h com Vania Catani devem se inscrever gratuitamente no site do Cinema Comentado.  

À noite, a partir das 19h, terá exibição dos filmes produzidos pela cineasta: “Mate-me por favor”, “Favela on Blast” e “Todos os Paulos do mundo”.

No sábado, a programação começa às 9h, com o minicurso Cinema e Educação: reflexões, estratégias e recursos educacionais. A partir das 19h está prevista a exibição dos longas “Redemoinho”, “A festa da menina morta” e “Mate-me por favor”.

“Narradores de Javé”, primeiro sucesso de Catani no cinema independente, será exibido às 10h deste domingo. À noite tem os filmes “Deserto”, “Todos os Paulos do Mundo” e “O Filme da Minha Vida”. 

Este ano, o evento será realizado na praça da Matriz, com entrada gratuita. A 3ª Mostra de Cinema também tem apresentações de bandas da cidade. Os shows começam após a exibição dos filmes.