Amams negocia com AGU direito dos municípios sobre o crédito do Fundef

Hoje em Dia - Belo Horizonte
27/06/2017 às 00:37.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:17

A AGU - Advocacia Geral da União aceitou a proposta da Amams - Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene para negociar de forma administrativa e amigável o direito dos municípios sobre o crédito do Fundef -  Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério que foi retido indevidamente pelo Governo Federal de 1998 a 2006. Desde o dia 22 de março passado foi aberta a negociação junto a AGU. Na semana passada, a coordenadora da Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal da AGU, Patrícia Batista Bertolo, solicitou que a Amams apresentasse procuração dos prefeitos interessados em fazer o acordo, para que possam ser iniciados os entendimentos, o que foi feito pela entidade nessa segunda-feira (26).

Mais de 100 prefeitos da Área Mineira da Sudene, além de cidades do Portal de Minas, outorgaram procuração ao presidente da entidade norte-mineira, José Reis, que ficou responsável pela condução da negociação com a AGU em Brasília.

A discussão agora é apenas sobre o valor a ser pago a cada município, pois o Supremo Tribunal Federal já tomou a decisão, que transitou em julgado. A informação é de que a Procuradoria Geral da União deverá ser intimada a participar do tema, no prazo de 15 dias.

Os municípios de Tocantins também vão aderir ao modelo da Amams para negociar a cota extra do Fundef. O secretário-executivo da Associação dos Municípios de Tocantins, Jailton Bezerra está debatendo o assunto com a entidade.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por