1ª Olimpíada matemática começa nesta terça-feira

Jornal O Norte
16/08/2005 às 16:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50

Káthira Cangussu


Repórter


kathira@onorte.net

Quase dez milhões de estudantes, cerca de 300 mil deles só em Minas Gerais, foram inscritos por suas escolas para a 1ª OBMEP - Olimpíada brasileira de Matemática do ensino público, competição na qual alunos da 5ª à 8ª série do ensino fundamental e médio de escolas públicas resolverão problemas de matemática.

O número de inscritos no estado é um recorde e traduz a importância da competição. Cerca de 31 mil escolas públicas se inscreveram.

A OLIMPÍADA

Com o lema Somando novos talentos para o Brasil, a olimpíada visa a estimular o estudo de matemática, além de identificar talentos e abrir aos estudantes caminhos nas áreas científica e tecnológica. A iniciativa aproxima aluno e professor, que treinarão juntos.

A Olimpíada de Matemática pode ser definida como uma competição equivalente às esportivas, como a natação e o futebol, ou como os concursos de literatura e festivais de música.

- Como qualquer disputa, a olimpíada também exige preparação específica. O treinamento dos atletas de Matemática consiste na resolução de problemas de Matemática, individualmente ou em grupo. Eles treinam com o objetivo de desenvolver a habilidade lógica, a criatividade e a sociabilidade, bem como métodos adequados de pensamento e de trabalho - fala a pedagoga Wilma Dias Pinto.

Os professores devem incentivar os estudantes a desenvolver habilidades e métodos de pensamento e de trabalho. A maioria dos alunos brasileiros não atinge os indicadores mínimos de desempenho em matemática estabelecidos pelo SAEB - Sistema nacional de avaliação da educação básica.

Para a professora de matemática, Mirtys Dorinha Lima, 52 anos, as olimpíadas conseguem despertar na criança o seu talento.

- Imagina se a uma dona de casa que hoje não possui estudos, tivesse conseguido essa oportunidade aos dez anos, o que isso poderia ter representado na sua vida - avaliou.

AS PROVAS

A OBMEP é dividida em três níveis. Os alunos de 5ª e 6ª séries, de 7ª e 8ª e estudantes do ensino médio.

- As provas serão aplicadas em duas fases. A primeira, que teve início hoje, é objetiva, com 20 questões de múltipla escola. Os alunos farão a prova aqui na própria escola. A segunda, em 8 de outubro, será discursiva, com seis a oito questões, diferenciadas por nível - falou a professora Terezinha Gomes Dias.

OS PREMIOS

Os vencedores serão premiados com 1.110 medalhas de ouro, prata e bronze e certificados de menção honrosa. Aos 2.001 primeiros colocados serão oferecidas bolsas de iniciação científica júnior do CNPq - Conselho nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, órgão do ministério de Ciência e Tecnologia.

Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Inpa - Instituto nacional de Matemática pura e aplicada vinculado ao ministério da Ciência e Tecnologia.

As escolas dos 27 alunos mais bem classificados ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional.

RESULTADOS

O professor Gilmar Ruas Teixeira Arruda avalia que os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade.

- A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil - conclui ele.

Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática.

- Desta maneira, nós estudantes poderemos sair da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com nossos colegas e professores, descobrindo a matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria - diz Pedro Henrique Torres de Moreira, aluno da 7ª série.

HISTÓRIA

As Olimpíadas de Matemática tiveram início na Hungria, em 1894. Transformou-se em uma competição internacional em 1959, com as Olimpíadas internacionais de Matemática.

No Brasil, a primeira olimpíada ocorreu em 1979, organizada pela Sociedade brasileira de Matemática. Ali já se destacou um jovem de 15 anos, Nicolau Coração Saldanha, colocado entre os vinte melhores do país. Em 1980, Nicolau, que hoje é doutor em Matemática e professor da PUC do Rio de Janeiro, conquistou o primeiro lugar e a medalha de ouro.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por