Índio é preso por desmate ilegal

Operação apura extração de madeira no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e na Terra Indígena Xacriabá

Christine Antonini
O Norte - Montes Claros
24/08/2018 às 05:25.
Atualizado em 10/11/2021 às 02:04
 (MANOEL FREITAS)

(MANOEL FREITAS)

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã de ontem uma operação contra o desmatamento ilegal no Parque Nacional Cavernas do Peruaçu e na Terra Indígena Xacriabá. A ação foi realizada em São João das Missões e duas pessoas foram presas.

A ação foi realizada a partir de denúncias feitas por lideranças indígenas. Foram realizadas diversas ações de fiscalização no local, buscando identificar os responsáveis pela extração, transporte e comercialização da madeira retirada de forma ilegal. Um dos presos seria um índio da aldeia Forges. 

Segundo a Polícia Federal, as investigações constaram a existência de uma organização criminosa atuando na região, praticando crimes contra o meio ambiente. 

Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis de pessoas suspeitas de envolvimento com o crime. O objetivo foi estancar a prática criminosa, em curso apesar da presença de órgãos de fiscalização. 

Os nomes das pessoas detidas não foram revelados. Os processos seguirão em segredo de Justiça, pois há indícios de outras pessoas envolvidas. 

A operação foi realizada de forma conjunta entre Ministério Público Federal, Polícia Militar, Polícia Federal, Ibama e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

Segundo integrantes da Funai, são registradas ocorrências de desmatamento ilegal na área dos índios xacriabá há pelo menos 15 anos.

Essa não é a primeira vez que a Polícia Federal realiza operação para coibir extração ilegal de madeira na região. Em 2016, ação também indicou participação de indígenas.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por