Serão distribuídos 1,2 milhão de camisinhas: governo intensifica prevenção da aids e DST durante o carnaval 2006

Jornal O Norte
15/02/2006 às 10:45.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:29

Da Agência Minas

Neste ano, a SES - Secretaria de estado de Saúde desenvolveu para o carnaval uma campanha com o objetivo de alertar os foliões sobre a necessidade de se prevenir contra a aids e demais doenças sexualmente transmissíveis. A campanha traz o tema Curta a fantasia, mas caia na real: use camisinha e tem como público-alvo jovens de 13 a 29 anos, de ambos os sexos.

Durante o carnaval, a SES, em parceria com ministério da Saúde, distribuirá 1,2 milhão de preservativos e 500 mil leques com slogans alertando para a prevenção das DST/HIV/Aids. O material começará a ser distribuído na quinta-feira, 16, destinado às 28 gerências regionais de saúde (GRS), 52 municípios mineiros sedes das coordenadorias municipais de DST/HIV/Aids; que recebem recursos direto do ministério da Saúde; além de organizações não-governamentais (Ongs) e das cidades com atrações carnavalescas que recebem o maior número de turistas no período de carnaval.

PELO RÁDIO

A SES adotou como uma das estratégias a veiculação da campanha em rádios da Grande BH e do interior de Minas Gerais, no período de 15 a 28 de fevereiro. A escolha das cidades foi realizada em parceria com a Setur - Secretaria de estado de Turismo, com o intuito de programar a mídia de rádio das cidades que mais recebem turistas durante as festividades. A veiculação do spot com o tema Curta a sua fantasia, mas caia na real: use camisinha acontecerá nas cidades de Alfenas, Araxá, Caxambu, Congonhas, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, João Monlevade, Juiz de Fora, Mariana, Montes Claros, Ouro Preto, Passos, Pirapora, Poços de Caldas, Pompeu, Pouso Alegre, Sacramento, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.

Também serão desenvolvidas ações promocionais em parceria com a rádio FM 98 visando a prevenção, por meio da distribuição de materiais educativos nas cidades de Itabirito, Ouro Preto, Sabará, Santa Luzia, Lagoa Santa, Sete Lagos, Nova Lima e Pedro Leopoldo.

Além das estratégias já citadas, haverá nas cidades de Belo Horizonte, Ouro Preto e Diamantina campanhas de sensibilizações em massa e distribuição de materiais informativos e preservativos pelos profissionais de saúde e técnicos do Programa Nacional de DST/Aids.

NÚMEROS

Desde o início da epidemia de aids em Minas Gerais, em 1982, já foram notificados 21.663 casos da doença, 69% no sexo masculino e 31% no feminino, e cerca de 10 mil óbitos, sendo que nos últimos dez anos foram registrados 8.085 óbitos, com maior incidência no sexo masculino, 70%, além de 663 casos notificados em crianças menores de 13 anos. As grandes cidades que concentram a maioria dos casos são: Belo Horizonte (6.601), Juiz de Fora (1.803), Uberlândia (1.151) e Contagem (1.036).

Pesquisas mostram que a cada ano tem aumentado a chamada interiorização da aids. Em 2003 foram contabilizados casos em 562 municípios do estado. Já em 2004 foram registrados casos da doença em 580 municípios mineiros. Além da interiorização, também aumenta o número de mulheres infectadas, é a chamada feminilização da doença. No período de 2000 a 2004, 65% dos casos de aids ocorriam em homens e 35% em mulheres, enquanto de 1982 a 1989 apenas 14% dos casos atingiam o sexo feminino. O reflexo da feminilização é a transmissão do vírus para a criança através de sua mãe, chamada de transmissão vertical (mãe-filho), atingindo o índice de 90%.

PARCERIAS

A Sedese - Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, através da subsecretaria Antidrogas, promoverá blitz educativa de prevenção Carnaval legal 2006, com a distribuição de material educativo/preventivo. Essa campanha será realizada no período de 25 a 28 de fevereiro nas 17 diretorias regionais da Sedese e em quatro pontos de Belo Horizonte: saída para os estados de Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo e na rodoviária de Belo Horizonte.

A instituição promoverá ações educativas e distribuição de materiais visando à sensibilização dos funcionários sobre a importância da prevenção ao DST/HIV/Aids.

SISTEMA PRISIONAL

Ocorrerão ações educativas visando a sensibilização da população prisional e dos funcionários sobre a importância da prevenção ao DST/HIV/Aids.

SESC

Desenvolvimento de ações educativas e distribuição de material preventivo durante a campanha de combate as DST/HIV/Aids no período pré-canarvalesco, por meio das 22 unidades operacionais distribuídas em Minas Gerais.

SINDICATO DOS BANCÁRIOS

Abordando o tema Brasil campeão mundial na luta contra a aids – Neste carnaval, faça um gol de placa: use camisinha, serão realizadas palestras em escolas da rede pública e privada, centros culturais e locais que trabalham com adolescentes em Belo Horizonte. Acontecerá, também, desfile do Bloco do pirulito e esquetes teatrais, envolvendo escolas de samba, grupos carnavalescos e grupos tradicionais de Belo Horizonte, São João del-Rei, Tiradentes, Contagem e Alfenas.

ONG VHIVER

Para a prevenção das DST/HIV/Aids, durante o carnaval 2006, a Ong atuará, nos dia 25, 26 e 27 de fevereiro, na cidade de Além Paraíba, através de ações educativas e distribuição de material educativo/preventivo com a capacitação de agentes comunitários de saúde para um trabalho de maior impacto.

TELEMIG CELULAR

Campanha de combate às DST/HIV/Aids na região metropolitana e interior, no período que antecede o carnaval 2006, promovendo palestras e a distribuição de materiais gráficos e educativos aos seus funcionários.

CIDADES DO INTERIOR

Diversos municípios mineiros, durante os dias do carnaval e também nos dias que antecedem a festa, desenvolverão ações educativas/preventivas de combate às DST/HIV/Aids. Será distribuído material educativo/preventivo e preservativos à população e aos turistas, nos principais pontos das cidades e em locais onde haverá bailes de carnaval. Serão montados estandes, quiosques e barracas, que disponibilizarão informações, palestras educativas, parcerias com o PSF - Programa saúde da família para as equipes que trabalhem, durante o mês de fevereiro, com a comunidade o assunto DST/HIV/Aids, blitz educativa, além de diversas outras ações.

A SES disponibilizará aos municípios preservativos e material educativo/preventivo. As cidades que irão desenvolver as ações são: Alfenas, Monte Santo de Minas, Araxá, Caxambu, Conceição do Mato Dentro, Cruzília, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Mariana, Minas Novas, Montes Claros, Oliveira, Ouro Preto, Pirapora, Poços de Caldas, Pompéu, Pouso Alegre, Raul Soares, Sabará, Sacramento, São João del-Rei, São Lourenço, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba e Uberlândia.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por