Sem sustos e riscos na estrada

Revisão e planejamento são fundamentais para uma viagem tranquila e segura

Da redação
Montes Claros
07/07/2017 às 23:38.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:27
 (Divulgação)

(Divulgação)

As férias escolares chegaram e para muitas famílias esse é único período em que é possível viajar. Mas antes de iniciar a jornada rumo ao lazer, é preciso dedicar atenção ao automóvel que, obrigatoriamente, precisa passar por uma revisão para não transformar o passeio em um verdadeiro calvário. Para isso, elaboramos um manual de manutenção, além de dicas. Seguindo esta cartilha, o amigo garante que o tão estimado carro não será o vilão do verão da família, certo?!

Antes de sair
Comece pela documentação, afinal, qualquer problema relativo ao licenciamento pode interromper o passeio já no primeiro posto policial. Não se esqueça do documento do veículo, da carteira de habilitação e do cartão do seguro. O segundo passo é conferir os pneus do veículo, que precisam estar em bom estado. Uma BOA dica é observar os ressaltos existentes nos frisos da banda de rodagem. Quando a borracha do pneu chegar no mesmo nível desses pontos é sinal de que está na hora de se fazer a troca. E não se esqueça de calibrar o estepe. 

Volta para casa
Na volta para casa normalmente há um aumento de bagagem, que são lembranças, roupas, enfeites e uma infinidade de coisas que os turistas compram em férias. Fique atento para acomodar todo esse material extra de forma que ele não prejudique a visibilidade e não comprometa a segurança dos passageiros. Lembre-se de que, depois de curtir o lazer, não adianta ter pressa e o melhor é redobrar a atenção para que as lembranças do passeio sejam as melhores possíveis. Ao chegar em casa, a primeira coisa que se deve fazer é mandar dar uma geral no carro. Se o destino tiver sido o litoral, há um acúmulo de areia, sal e maresia, que podem causar ferrugem e danificar a pintura.


É sempre prudente ter pelo menos algumas ferramentas, como alicate, chaves de fenda, fita isolante, lâmpadas dos faróis e lanternas, lanterna e também um litro extra de óleo lubrificante (deve ter a mesma especificação do lubrificante que está no motor), que podem ser úteis em caso de pequenos defeitos. Além disso, confira se os equipamentos obrigatórios, como macaco, triângulo e extintor de incêndio estão em ordem. No caso deste último, é preciso verificar se está dentro do prazo de validade, para não ser notificado.

Um carro é constituído de diversos componentes que se desgastam com o uso e com o passar do tempo. Dessa forma, antes de sair em viagem é recomendado verificar estes itens em uma oficina de confiança. Especificamente, devem ser checados os conjuntos de freios e suspensão, além da motorização e toda a parte elétrica.

Bagagem e trajeto
Para que não passar raiva no caminho, é bom organizar sua bagagem para otimizar o acesso a alguns itens, que podem ser necessários durante a viagem. Procure sempre colocar as bagagens de maior volume na parte de baixo do porta-malas e evite deixar miudezas espalhadas na parte de cima, pois, se for preciso trocar um pneu, quanto menor o número de objetos sobre o estepe, mais rápido será o reparo. Se o seu carro for um hatchback ou uma perua, procure acomodar as malas de forma que não obstrua a visibilidade traseira. Também evite deixar bagagem sobre a tampa intermediária, pois em uma freada brusca os objetos podem cair sobre os ocupantes. Procure também fazer uma pesquisa do trajeto que você irá percorrer para chegar ao destino final. Programe paradas para ir ao banheiro, para comer e esticar as pernas. Faça um cálculo se é possível completar a viagem apenas com um tanque de combustível, para evitar reabastecer na estrada, em postos com pouca infraestrutura.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por