Sem férias para a boa alimentação

Nutricionista e professora da Funorte dá dicas de como evitar que as crianças mergulhem nas guloseimas

Da Redação
Montes Claros
27/07/2018 às 07:16.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:37
 (ARQUIVO PESSOAL)

(ARQUIVO PESSOAL)

A promoção de uma alimentação saudável na infância proporciona o bom crescimento e desenvolvimento da criança, além de prevenir problemas de saúde, como a anemia por deficiência de ferro, obesidade, dentre outros. Mas, durante o período de férias, os pais têm maior dificuldade em controlar as refeições das crianças que, em muitos casos, aumentam o consumo de doces, refrigerantes e guloseimas.

A nutricionista infantil Bruna Felício, diretora da Clínica Nutritional Care Saúde e Nutrição e docente dos cursos de Nutrição da Fasi e da Funorte, ressalta a importância de cuidar dos hábitos alimentares na infância, sem soltar as rédeas durante as férias.

“A alimentação saudável infantil promove a saúde, o crescimento, o desenvolvimento e previne problemas ainda na infância, como anemias, alergias alimentares, excesso de peso, colesterol elevado, bem como minimiza os problemas de saúde da vida adulta, como doenças cardíacas, diabetes e hipertensão arterial”, explica a profissional.

Segundo ela, a importância de uma alimentação equilibrada ao longo da vida é imprescindível, além da saúde, promove também o bem-estar físico e intelectual do indivíduo. “Também a infância é o período de formação dos hábitos alimentares, os quais refletirão o comportamento alimentar na vida adulta”, destaca a nutricionista.

CONTROLE
Em relação ao período de férias, em que as crianças extrapolam no consumo de guloseimas, ela dá algumas dicas para que os pais consigam controlar a alimentação dos filhos.

“Em primeiro lugar, a família precisa manter os horários habituais de alimentação da criança, para que a rotina alimentar não seja perdida”, destaca.

“Manter as refeições principais, como o café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar, bem como estimular a criança a realizar as refeições sentadas à mesa e na companhia da família, são formas de conservar a rotina alimentar, o que é de fundamental importância para uma alimentação sem exageros durante as férias. A falta de horário para as refeições pode ser o grande vilão no equilíbrio alimentar nesse período e perpetuar por um bom tempo após o reinício das aulas”, frisou a docente.

Outra dica da profissional é o uso de estratégias voltadas para a ingestão de alimentos saudáveis como frutas e alimentos integrais. No site da Funorte é possível encontrar receitas de algumas guloseimas saborosas e saudáveis (www.funorte.edu.br). 

Dicas para as crianças terem refeições saudáveis
- Quando for fazer um passeio, buscar locais onde o cardápio permita escolhas alimentares mais saudáveis
 
- Para passeios em ambientes abertos, optar por levar os lanches preparados em casa
 
- Envolver as crianças no processo de aquisição e preparo dos alimentos costuma ser um bom estímulo para que elas se sintam encorajadas a consumirem alimentos mais saudáveis
 
- Levar a criança a feiras livres e locais onde há a comercialização de alimentos naturais também pode ser um bom programa para passar o tempo e para ensiná-las um pouco mais sobre alimentação saudável

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por