Secretaria de Ação Social atenderá na zona rural

Jornal O Norte
06/10/2005 às 10:12.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

George Nande


Colaboração para O Norte

A secretaria municipal de Ação Social divulgou, nesta semana, programação de viagens que as equipes do núcleo de cadastramento vão fazer à zona rural, onde serão realizadas auditorias e unificação de informações para os programas sociais que são desenvolvidos no município. A medida atende a uma reivindicação do vereador Júnior de Samambaia - PV, objetivando com isso evitar que a população camponesa tenha que se deslocar para a cidade para regularizar sua situação, o que vinha demandando tempo, gastos desnecessários e prejuízos, entre outros constrangimentos.

- A maioria das pessoas que moram na zona rural é carente e não dispõe de recursos para se deslocar a todo momento para a cidade. Por isso, reivindicamos à prefeitura providências no sentido de atender a população rural nas próprias regiões, evitando com isso que as pessoas sejam obrigadas a deixar seus afazeres para vir à cidade e tenham gastos extras, além de uma série de transtornos, como perda de tempo, desencontro de informações e os rotineiros constrangimentos presentes nas atividades burocráticas - justifica Júnior de Samambaia.

Segundo o vereador, há ainda o problema das estradas, que estão em péssimas condições, horários de ônibus inadequados para muitos, filhos que não podem ficar sozinhos em casa, além dos afazeres diários que exigem muita dedicação. Ele entende que, com as equipes da secretaria de Ação Social atendendo diretamente nas comunidades, muitos problemas serão diluídos tanto para o povo como para as próprias equipes, que enfrentam muitas dificuldades na cidade para atender a todos os habitantes que aspiram os benefícios sociais.

OS LOCAIS

A unificação de informações para os programas sociais do governo federal, que são desenvolvidos em Montes Claros com a contrapartida do município, como Bolsa-família, Bolsa-escola, Bolsa-renda e Peti - Programa de erradicação do trabalho infantil, terá início neste sábado, 08, das 8 às 17 horas. Em Claraval, os trabalhos serão na escola municipal Nair Fonseca e vão atender as comunidades de Morro Vermelho, Pé de Serra, Traíras, Chapadinhas, Boqueirão do Bonito, Mato Verde, Capão Danta e outras microrregiões. Na escola municipal de Campos Elísios serão atendidas as comunidades de Rio Verde, Mamonas, Barrocãozinho, Campo do Meio, Valentina e Lavra.

No domingo, 09, os trabalhos serão realizados em dois núcleos. Na escola municipal Francisco Athayde, serão atendidos os moradores de Extrema, Riacho Fundo, Cedro, Lagoa dos Freitas, Seriema, Pederneiras e Brejinho. Já no núcleo de Samambaia, as atividades serão na escola municipal Esperidião Martins, onde serão atendidas as famílias de Tabuas e Poço Novo. No dia 12, as equipes da Ação Social estarão na escola municipal de Pau D’Óleo, atendendo as comunidades de Mamona, Matias e Mandacaru; e na escola municipal de Aparecida do Mundo Novo, atendendo o povo de Canabrava, Delgredo, Ribeirão do Ouro e Eduardos.

MAIS LOCALIDADES

No dia 14, sexta-feira, na escola municipal de Nova Esperança, serão atendidas as comunidades de Cabeceiras e Camarinhas; e na escola municipal de Pentáurea, o povo de Lagoinha, Barrocão, Abóbora e Palmital. No dia 15, no núcleo de São João da Vereda e Calhau, serão atendidas as famílias de Tamboril, Pacuí, Palmeiras e Estiva, das 8 ás 17 horas, na escola municipal; na escola municipal de São Pedro da Garça, serão atendidos os moradores daquele distrito. No dia 16, as equipes chegam a Ermidinha, para atender Riachão, Pedra Preta, Ermidinha e Traçadal; e no núcleo de Cachoeira, onde unificarão as informações de Peri-Peri.

No dia 21, a Ação Social estará em Vila Nova de Minas para cadastrar o povo daquele distrito e da comunidade de Monte Alto. No mesmo dia, uma equipe estará em Miralta atendendo as famílias daquele distrito e de Mocambo Firme. No dia 22, em Marcela, serão atendidas as comunidades de Lavaginha, Tiririca, Boa Vista, Andrequicé, Rio da Serra, Santo Hilário e Esguicho. No mesmo dia, uma comitiva estará em Buriti do Campo Santo, cadastrando ainda o povo de Lagoa do Barro e Lapa Grande.

No dia 24, uma equipe da Ação Social vai a São Geraldo, onde atenderá também as famílias de Gameleira e Porteirinha; e uma outra equipe estará em Santa Bárbara, cadastrando o povo de Salto, Mato Seco, Atoleiro e Santa Bárbara II. Finalmente, no dia 25, a caravana chega a Santa Rosa de Lima, onde cadastrará as famílias daquele distrito e também de Santo Inácio, Barra, Campo e Panorâmica.

OS DOCUMENTOS

Os documentos exigidos são CPF, identidade, carteira de trabalho e título de eleitor (originais de todas as pessoas maiores de 16 anos que residem no domicílio).

São necessários ainda a certidão de nascimento das crianças, certidão de casamento, xerox do cartão de vacina das crianças de 0 a 6 anos, declaração de freqüência das crianças de 6 a 16 anos fornecidas pelas escolas e um original de uma conta de energia elétrica. Coordenadas por Neuma, Karla, Denise, Priscila, Alzira e João, as equipes da Secretaria de Ação Social são compostas por Wamilda, Hiran, Dyone, Fabiana, Miguelina, Maria, Alzira, Walter, Denise, Adriana, Katiuscia, João Fonseca, Karla, Jaqueline, Luciene, Vaninha e Meire Bete.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por