Reforma não vai prejudicar o trabalhador de menor renda

_

Jornal O Norte
11/04/2017 às 08:42.
Atualizado em 15/11/2021 às 14:58

A Reforma da Previdência não vai prejudicar o trabalhador de menor renda, declarou nesta segunda-feira (10), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Segundo ele, os mais atingidos são os que possuem carteira assinada e os que tiveram condições de contribuir por mais tempo

Segundo Meirelles, boa parte dos trabalhadores de renda mais baixa entra e sai do mercado de trabalho com mais frequência, portanto tem mais dificuldade de cumprir com o tempo mínimo de contribuição.

- Ele já tende a se aposentar por idade. Quem na realidade se aposenta mais cedo no Brasil é aquele que tem a possibilidade de estar com carteira assinada e estar contribuindo durante todo o seu período de trabalho.

O ministro disse que as regras atuais incentivam os trabalhadores a sair do mercado de trabalho.

IDADE MÉDIA
Ele afirmou que a idade média de aposentadoria no Brasil é de 59,4 anos, enquanto que no México, que teria condições econômicas semelhantes, essa idade é de 72 anos.

- Não vou entrar em detalhes, mas quanto mais generosa e mais cara é a Previdência maior é a taxa de juros estrutural da economia - ressaltou.

O ministro da Fazenda lembrou a grave situação fiscal de Estados que enfrentam dificuldades de pagar a folha de ativos e inativos.

- Grande parte dos Estados está tendo dificuldades nessa linha, com tendência de insustentabilidade, por causa da Previdência. Portanto, tem que fazer essa reforma agora – ressaltou.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por