Queijos artesanais ‘top de linha’

Concurso vai eleger, em junho, as sete iguarias mais saborosas do Estado

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
17/04/2018 às 18:01.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:23
 (Fotos Emater/Divulgação)

(Fotos Emater/Divulgação)

Produtores estão na expectativa para o 11º Concurso Estadual do Queijo Minas Artesanal. A competição, a ser realizada em 2 de junho, em São Roque de Minas (Centro-Oeste), irá escolher as sete melhores iguarias do território.

Os participantes estão sendo selecionados em etapas classificatórias promovidas nas regiões produtoras do Estado. Já foram escolhidas as queijarias de Araxá, Serro, Triângulo e Canastra.  

As do Cerrado e Serra do Salitre serão julgadas em maio.

As duas últimas seletivas aconteceram em 13 e 14 de abril, em Araxá e Serro, respectivamente. Ao todo, dez produtores de várias cidades das regiões foram classificados.

Os queijos são avaliados de acordo com a apresentação, cor, textura, consistência, paladar e olfato. 

O concurso é promovido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e pela Emater-MG. 
 
PATRIMÔNIO
O Queijo Minas Artesanal é a principal fonte de renda para muitos agricultores familiares do Estado, que mantêm as características de produção em baixa escala e utilização de leite cru – não é permitido leite pasteurizado. 

O modo de fabricação da iguaria foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O Queijo Minas Artesanal tem uma importância tanto cultural, que passa de geração a geração, como econômica, pois muitas famílias sobrevivem da venda dele”, frisa a coordenadora técnica estadual da Emater-MG, Maria Edinice Soares Souza Rodrigues. 

O produto é fabricado no Estado em sete microrregiões conhecidas como Araxá, Campo das Vertentes, Canastra, Cerrado, Serra do Salitre, Serro e Triângulo mineiro. 

O reconhecimento dessas áreas é respaldado por estudos que avaliam o processo de fabricação e as características peculiares do local de origem, como a história, a economia, a cultura e o clima. 
 
AUXÍLIO
A Emater-MG orienta os produtores sobre adequações das queijarias, currais e anexos, obtenção higiênica do leite, tratamento de água, controle sanitário do rebanho, boas práticas agropecuárias e de fabricação, além das exigências da legislação vigente. 

A empresa também exerce um papel importante na mobilização e organização dos produtores.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por