Verificar tendências, fazer a leitura de cenários e antecipar ações. Essas são as propostas de trabalho desenvolvidas pelas equipes das duas Salas de Situação implantadas em Belo Horizonte. As unidades, coordenadas pelo governo do Estado, foram abertas em 2016 e 2017.

Os espaços reúnem dados estratégicos, compartilhados com todos os setores do Executivo. Agora, os profissionais estão iniciando a análise e cruzamento de informações para agilizar a tomada de decisões por parte dos órgãos.

“Estamos trabalhando também na análise das redes sociais para ver como a população enxerga as ações de governo. Para essas duas iniciativas, estamos buscando um profissional de estatística”, diz Gilmar de Meira Freitas, gerente das salas. A equipe dele ainda conta com mais seis analistas. 
 
PROCESSO
As informações estratégicas e integradas são processadas pela Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) e disponibilizadas para o gabinete do governador, secretários de Estado e assessores mais próximos.

A maior parte dos dados inseridos na plataforma vem das pastas e de outros órgãos, como as forças de segurança mineiras, detentoras de informações consideradas fundamentais.

Segundo o governo, as Salas de Situação contam com estruturas físicas e de tecnologia adequadas. 

O acesso às informações pelos gestores, no entanto, não precisa necessariamente ocorrer dentro delas. A estrutura de inteligência reunida está disponível na internet, inclusive com acesso por meio de tablets e smartphones. 

A tecnologia, inclusive, é fundamental para que os gestores tenham informações integradas para planejar e tomar decisões. “Normalmente, uma secretaria precisa de dados de outros órgãos, por essa razão também a plataforma se mostra tão importante”, observa Gilmar de Freitas. 
 
ATUALIZAÇÃO
A atualização das informações é automática e a periodicidade é definida pelo gestor, levando em consideração a especificidade de cada área. 

Os dados relacionados à segurança pública, por exemplo, são inseridos no dia seguinte ao registro. Já os da saúde são semanais. A Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), por sua vez, atualiza mensalmente parte das informações.

As Salas de Situação também reúnem dados externos, como do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), dentre outros. 

Há a intenção de inserir na plataforma mais instituições que trabalham informações relevantes e disponibilizá-los para os gestores estaduais.

SAIBA MAIS

As informações extraídas do banco de dados das Salas de Situação são gravadas por meio de um conjunto de ferramentas tecnológicas adquiridas ou desenvolvidas pela própria Prodemge.  
 
Também é papel da empresa adaptar os dados recebidos para que eles sejam lidos e entendidos pelo gestor de qualquer área, tentando minimizar as dificuldades existentes. Para isso, o contexto é considerado importante. 
 
Dentre os registros relacionados à segurança pública estão ações de combate às drogas, furtos, roubos 
e apreensão de armas de fogo.