Projeto Bairro Limpo mobiliza comunidades

Jornal O Norte
26/09/2005 às 12:40.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:52

Como um dos itens do projeto Bairro limpo, a prefeitura espera a participação de centenas de moradores de vários bairros de Montes Claros neste sábado, 24, no trabalho de sensibilização da população quanto à importância do destino adequado do lixo. O projeto é desenvolvido por lideranças comunitárias, estudantes de medicina da Unimontes e equipes do PSF - Programa de saúda da família.

A programação começa às 08 horas da manhã, com passeatas saindo dos bairros Delfino Magalhães, Santa Lúcia, Vila Anália e Santo Antônio, com destino à Avenida Neco Delfino, onde a mobilização culminará com apresentações culturais.

O projeto nasceu em agosto de 2004, com o planejamento participativo promovido pelo PSF Santa Lúcia, por iniciativa da professora e médica Keila Maria Bicalho, dos acadêmicos do 4º período de medicina da Unimontes e dos Residentes em saúde da família do mesmo PSF. Foram realizadas reuniões com a comunidade para eleger o problema que mais afeta a saúde e o bem-estar da população, obedecendo a critérios de maior abrangência, urgência e capacidade de enfrentamento, melhor entendimento desse problema, suas causas e conseqüências. A comunidade discutiu, também, possíveis soluções para o problema e a elaboração de um plano de ação.

No caso específico do grande Delfino, o problema maior, segundo os resultados das discussões, é o lixo. Os levantamentos realizados apontam a grande quantidade de lotes vagos como um dos maiores problemas enfrentados pela população daquela região. São espaços abandonados que servem de esconderijo para assaltantes e de depósitos de lixo e entulho, propiciando a reprodução e proliferação de fungos, bactérias, insetos, parasitas, répteis e roedores transmissores de doenças ao homem.

A médica Keila Bicalho destaca que o projeto Bairro Limpo prevê a conscientização, a limpeza e a manutenção dos lotes vagos. Para tanto, o envolvimento de entidades e poder público torna-se fundamental. Nesta etapa do projeto participam as secretarias municipais  de Saúde/PSF, Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, além da SER - Superintendência regional de ensino, lideranças comunitárias e demais órgãos afins.

- Quando integramos estudantes com a comunidade, conseguimos trabalhar questões relevantes e obter resultados positivos - ressalta a médica Keila Bicalho.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por