PF atribui vários crimes à dona de loja de luxo

Jornal O Norte
14/07/2005 às 17:56.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Guilherme Vieira Prestes


Reuters

SÃO PAULO - A presidente e uma das sócias da loja de luxo Daslu, Eliana Tranchesi, foi presa pela polícia federal em São Paulo, em cumprimento de mandado de prisão e libertada à noite, através de hábeas corpus. Agentes da PF, do ministério público Federal e da Receita federal fizeram uma busca na manhã de ontem, quarta-feira, na sede da loja em São Paulo, devido a suspeitas de envolvimento da empresa em crimes de formação de quadrilha, sonegação fiscal, falsificação de documentos e contrabando.

Tranchesi está detida na sede da PF no Bairro da Lapa, junto com outros dois executivos do empreendimento, que continuam presos, incluindo um irmão dela. Uma quarta pessoa teve sua prisão decretada.

A PF explicou que as investigações começaram há seis meses com a apuração de fraude de importação no aeroporto internacional de Guarulhos. A busca faz parte da Operação Narciso, que está acontecendo ao mesmo tempo em São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

BUSCA NO SHOPPING

Em Curitiba, cerca de 50 agentes fizeram uma busca na loja Fast Shop localizada dentro de um shopping no centro da cidade.

Segundo um relatório enviado à PF, a investigação quer descobrir se existe algum tipo de ligação dessa loja com a empresa Nsca Indústria Comércio Exportação e Importação, de propriedade de Antônio Carlos Piva de Albuquerque, um dos dois irmãos de Eliana Tranchesi, e a própria Daslu.

Não ficou imediatamente claro qual dos três irmãos de Eliana havia sido detido.

Agentes da Receita federal disseram que foram apreendidos na Daslu pedidos de compra, livros contábeis, notas fiscais, registros em papel de movimentações financeiras, notas de entrada e saída de mercadoria e primeiras vias de notas fiscais.

Um agente comentou que a PF queria saber porque a loja reteve tantas primeiras vias desse tipo, quando essas deveriam ser obrigatoriamente entregues aos clientes.

SUBFATURAMENTO

O objetivo da operação é apurar subfaturamento de mercadorias importadas e a consequente sonegação de tributos de importação e de IPI, imposto sobre produtos industrializados.

A nova sede da Daslu é um prédio de quatro andares e 17 mil metros quadrados localizado junto à Marginal Pinheiros. A loja, inaugurada em 8 de junho, reúne as principais marcas de luxo do mundo, como Chanel, Prada e Armani, além de comercializar outros produtos de alto padrão, como helicópteros, lanchas e carros importados.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por