Pesquisa confirma desigualdade entre homem e mulher

-

Jornal O Norte
03/12/2016 às 07:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 15:42

O crescimento econômico do Brasil na última década não se refletiu em mais igualdade no mercado de trabalho. As mulheres continuam trabalhando mais e recebendo menos

Segundo o estudo do IBGE, a renda das mulheres equivale a 76% da renda dos homens e elas continuam sem as mesmas oportunidades de assumir cargos de chefia ou direção. A dupla jornada também segue afastando muitas mulheres do mercado de trabalho, apesar de elas serem responsáveis pelo sustento de quatro em cada dez casas.

As mulheres tendem a receber menos que os homens porque trabalham seis horas a menos por semana em sua ocupação remunerada. Porém, como dedicam duas vezes mais tempo às atividades domésticas, trabalham, no total, cinco horas a mais que os homens. Ao todo, a jornada das mulheres é de 55,1 horas por semana, contra 50,5 horas dos homens.

RENDA MENOR
De acordo com a pesquisa do IBGE, os homens continuam se esquivando de tarefas da casa, o que se reflete em mais horas na conta delas. Na década, a jornada masculina com os afazeres domésticos permanece em 10 horas semanais, destacou o estudo.

Mesmo trabalhando mais horas, as mulheres têm renda menor, de 76% da remuneração dos homens. Esse número era de 71% em 2005.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por