Motociclismo, assim como a indústria do automóvel, se ramifica por diversos segmentos, que vão desde as espartanas City e as práticas scooters às espalhafatosas Custom e as endiabradas Sport Bikes. Mas para quem gosta de sair pelo mundo nada mais recomendado que uma Touring. E nessa seara, a BMW manda muito bem. A marca alemã acaba lançar no mercado brasileiro a estradeira K 1600 GTL. 

O modelo apresentado no Salão Duas Rodas chega às concessionárias com preço sugerido de R$ 135.900. Com design renovado, a Touring tem estilo agressivo, devido à carenagem parcial que engloba farol, para-brisa e parte do motor.

E por falar em motor a K 1600 GTL é equipada com uma unidade seis cilindros de 1.649 cm³ e generosos 160 cv e 17,5 mkgf de torque, que lhe garante força para ultrapassar com agilidade e segurança em rodovias. Um detalhe desse motor é que ele é montado de forma transversal, o que faz da K 1600 GTL uma moto tão larga quanto as demais irmãs que recorrem a motores boxer (cilindros opostos).
 
ITENS 
Projetada para uso rodoviário (imagine costurar com essa gigante no trânsito urbano às 18h?), a máquina oferece encosto lombar para o garupa e três compartimentos de bagagem. A transmissão é automática de seis marchas (ela também conta com ré) e recorre a eixo cardã no lugar da corrente. 

A GTL ainda conta com recursos de segurança como freios ABS Pro, Controle Tração, ajuste elétrico de suspensão, controle eletrônico de velocidade, assistente de partida em rampa (Hill Holder), assistente de troca de marcha e monitoramento de pressão dos pneus, luz diurna em LED e farol com lâmpadas de xenônio. 

Já o pacote de comodidades inclui computador de bordo, banco e manoplas com aquecimento, para-brisa com ajuste elétrico, sistema de áudio com Bluetooth e partida sem chave (Keyless).