Montes Claros sedia Comida di Buteco em setembro

Jornal O Norte
22/08/2005 às 15:53.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:50




Na última quinta-feira, 18, coordenadores e idealizadores do Comida di Buteco se reuniram com os proprietários dos bares selecionados para participar da etapa do Circuito Minas, que será realizada em Montes Claros de 13 a 27 de setembro, com apoio da prefeitura, através da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Segundo o idealizador do projeto e gastrônomo Eduardo Maya, o Work Shop teve como objetivo oferecer orientações aos participantes do evento, que percorre o interior do estado.




Durante 15 dias, os pratos escolhidos em dez bares passarão por consulta junto a clientes, além da avaliação técnica de jurados que entendem de gastronomia. Ao pedir o prato concorrente, o cliente receberá uma cédula de votação que será deposita no próprio bar. De acordo com a idealizadora do projeto, a publicitária Maria Eulália Araújo, serão avaliados quatro quesitos essenciais em um buteco: melhor tira-gosto, cerveja mais gelada, melhor atendimento e melhor higiene.

 








PROFISSIONALISMO






Uma parceria com o Senac – Serviço nacional do comércio oferecerá aos donos de bares e seus funcionários cursos de qualificação gratuitos para dar profissionalismo ao evento. O consultor de empresas do Senac, Marcos Maia, afirma que serão trabalhados temas referentes à motivação, vendas e atendimento.




- O Comida di Buteco está mostrando que o botequeiro pode ter um retorno muito bom, é só buscar o foco para conhecer as oportunidades que surgirão em função da valorização das potencialidades - diz.




A idealizadora defende o envolvimento, como contrapartida dos proprietários para o evento:




- Os botequeiros devem fazer com que o público perceba que seu bar está vivendo dias diferentes, uma vez que 70% dos votos são dos clientes contra 30% dos jurados, um voto técnico sem nenhum envolvimento afetivo.




VOX POPULI




A votação será conduzida pela Vox Populi, sem interferência dos organizadores.




- Nem sempre o melhor tira-gosto vence o concurso. Normalmente, o atendimento influencia muito - completa Eduardo Maia.




Por acreditar que a cultura tem uma grande ligação com o Comida di Buteco, os organizadores prepararam uma programação artística que percorrerá os dez bares participantes. São eles: Pampulhas Sport Bar, Kentura Kente I, Bar e Restaurante do Muci, Bar do Orlando, Bar Cantina do Leo, Cervejaria Mapa de Minas, Free Shop, Cachaçaria do Durães, Por do Sol Bar e Empório Canadá.




Dentro da programação, chorinho, samba de raiz e apresentações artísticas, sempre valorizando a cultura norte mineira. A festa de encerramento ou saideira acontecerá no dia 1º de outubro, com entrega de prêmios aos vencedores.




AUMENTO DO MOVIMENTO




Os dados sobre a repercussão do circuito são positivos e apontam, entre outras mudanças, um aumento significativo no movimento dos botecos. Conforme estatísticas dos organizadores, em todas as cidades as vendas aumentaram mais de 60% e muitos bares multiplicaram suas receitas, estruturas e equipes.




Para os organizadores, a viagem pelo interior tem a missão de resgatar os hábitos alimentares e os ingredientes típicos de cada região, além de abrir caminho para um grande intercâmbio gastronômico e cultural.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por