Mais de 10 milhões de iraquianos foram às urnas

Jornal O Norte
15/12/2005 às 16:15.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:55







Ao menos 10 milhões de iraquianos participaram hoje das eleições parlamentares no país. O número já representa um recorde no processo eleitoral democrático do Iraque, iniciado em 30 de janeiro deste ano, quando ocorreu a eleição para a escolha do governo interino [o primeiro pleito democrático em 50 anos].





Segundo dados da Comissão Eleitoral Iraquiana, a participação de 67% dos eleitores nesta quinta-feira foi superior à registrada nas eleições de janeiro passado, quando 58% dos iraquianos votaram.





Não foi apenas o número de participantes que diferenciou essa eleição. Houve poucos episódios de violência. Desta vez, foi registrada a morte de duas pessoas e de outras nove feridas em um protesto. No início do ano, ao menos 40 pessoas morreram em ataques rebeldes durante as eleições.





Esta é a primeira vez em que mais de 15 milhões de civis aptos a votar puderam escolher o primeiro governo permanente do Iraque após a queda do ex-ditador Saddam Hussein.





O novo Parlamento, eleito por quatro anos, deverá eleger um conselho presidencial e um primeiro-ministro.





Os resultados parciais das eleições no Iraque devem ser divulgados ainda nesta quinta-feira, mas a divulgação oficial dos vencedores só deve ocorrer dentro de duas semanas.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por