Leitores participam enviando comentários para O Norte

Jornal O Norte
07/04/2006 às 11:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

VAGAS PARA PROFESSORES DE ARTE

- Tenho vergonha de ser professora de artes... Sou professora de artes em Montes Claros, intitulada cidade da arte e da cultura, terra de serestas, grupos folclóricos, festas de agosto. Mas diante de tanta cultura, há situações que me envergonham e, entre elas, o fato dos professores de arte concursados da rede municipal de ensino terem que esmolar aulas nas convocações. Imagine só: em toda rede municipal de ensino tem apenas 2 professores efetivos. Abriram em 2003 um concurso com apenas 4 vagas, ou seja, 3 professores para atender 30 escolas. Ah, mas pra que mais do que isso? Temos apenas 1 única aula na 7ª e 8ª séries...

Um cargo completo perfaz 20 aulas semanais, mas não há aulas para todos que passaram no concurso, os primeiros lugares pegaram apenas 10 ou 12 aulas distribuídas em 2 escolas. E ainda, ao chegarmos às escolas, exigem que trabalhemos em projetos, façamos decorações para festas, exposições, corais, teatro, enfim, despertem e revelem talentos em apenas 50 minutos semanais...


Às vezes somos obrigados a trabalhar em horários elaborados pela escola, sendo 1 horário por semana e no último horário da noite. Isso sem falar no salário, que não dá para cobrir nem o ônibus, que dirá comprar material (o qual a secretaria não dispõe para o professor) para a maioria de nossos alunos carentes.

Esses moradores da periferia não têm o direito de ter aulas de arte a partir da 5ª série, como nas escolas estaduais e particulares. Chegam na 7ª e 8ª desmotivados e tímidos em relação à arte. Se religião, educação física e outras matérias tão importantes como a arte têm mais espaço dentro da escola, por que não a arte???

Não sou mercenária, escolhi esta profissão por amor e por achar que poderia mudar alguma coisa mas, pelo visto, a arte e a cultura em Montes Claros é apenas balela, coisa para demagogos e pedagogos que vivem trancados em salas da nossa prefeitura. É assim que querem baixar o índice de criminalidade?

Chorei ao ver no Fantástico uma criança da favela que nunca tinha ido ao circo. Infelizmente nem acesso à comida podem ter e muito menos à arte, não é? Quem sabe um dia possamos realmente dizer que nossa cidade é da arte e da cultura porque, por enquanto, essa cultura está restrita a poucos que podem freqüentar o Conservatório e escolas de verdade, não as escolas de nosso prefeito, que nos ofende diariamente com idéias que agridem a classe dos educadores concursados na rede, contratando estagiários (16 para educação artística) para ocupar vagas de professores formados, que estudaram para passar em um concurso que não passou de fachada e ilusão.

Formada pelo Conservatório e pela Unimontes e concursada, não tenho coragem de me mostrar, por medo de perseguições. Como todos os outros professores de arte, temo perder essas míseras aulinhas... Por favor, socorram os professores, a arte e a cultura de nosso povo, para que aquelas cenas exibidas no Fantástico não ocorram em nossa cidade...


Uma professora de artes do município de Montes Claros - mj-fr@bol.com.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

FIQUEI BEM NA FOTO?



- Ficou 10 a foto na Internet. Se tiver alguma propaganda para eu fazer, será um prazer participar ainda mais se for para O Norte ou a Funorte.


Roberta Fabiana Santos Gomes, Montes Claros - gomrosabi@yahoo.com.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CRÍTICAS E ELOGIOS

- Caro editor, escrevo porque sou grande leitora do suplemento Opinião, que é o melhor produto impresso de Montes Claros. E gostaria também de fazer algumas considerações que julgo importantes. Primeiro, os elogios: os textos são sempre muito bons. Parabéns ao Georgino Jr., sempre surpreendente. Ele sempre diz que tem meia dúzia de leitores. Fique sabendo, Georgino, que você tem 7... Eu ainda não o conheço, mas o admiro profundamente. Outros ótimos articulistas são Itamaury Telles e Délio Pinheiro. Inclusive, o último texto de Délio é um dos melhores do Opinião de todos os tempos. Agora, as críticas: não consigo entender os textos que são publicados por um tal de Ary Penaverde. Todos os textos são velhos conhecidos da internet, e o pseudo-escritor assina como se fosse dele. Tirando esse problema, o resto é tudo de bom. Grande beijo a todos


Dionísia Salém, de Montes Claros - dio-moc1974@bol.com.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A FAVOR DOS CAMELÔS

- Isto é uma vergonha, pessoas que trabalham dia a dia para sustentar sua família são surpreendidas com uma apreensão da sua mercadoria/image/image.jpg?f=3x2&w=300&q=0.3"mailto:rafaelent01@hotmail.com">rafaelent01@hotmail.com

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

CONTRA OS CAMELÔS

- Concordo com a justiça em apreender as mercadorias piratas. Os comerciantes querem justificar a venda irregular com os problemas atuais e freqüentes de corrupção que o Brasil está passando. Não é seguindo esse exemplo que vamos melhorar este país.


Aloysio Alves de Carvalho, de Belo Horizonte - aloysio_a@hotmail.com

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

PARABÉNS, DRIKKA!

- Bom dia, Adriana, Tenho acompanhado o seu trabalho há anos, como manequim, como instrutora... fizemos a inauguração da Tamatete. Lembra de mim? Garota Primavera - Ferroviário Esporte Clube. Pois bem, só queria registrar que as suas colunas são de extremo bom gosto, abrangentes, culturais. Grande abraço.


Viviane Martins, de Montes Claros - vivianemnasc@hotmail.com

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?

Quero parabenizar pela isenção e independência do jornalista Eduardo Brasil, que em sua coluna “E por falar em política” de quinta-feira, dia 6 de abril, relatou o fato do “pessoal da prefeitura” se preocupar com o que seria escrito em O Norte sobre a derrubada do veto do prefeito em relação às multas de trânsito. Nada contra a prefeitura, muito menos contra o jornalista Waldo Ferreira, mas ditar o que deve ou não deve ser escrito nos jornais pela administração  pública beira à censura. Trazer o fato à público demonstra como o jornal está seguindo o caminho certo de ser aberto aos fatos e não ser apenas objeto de desejo político.


Palmas para O Norte!


Raphael Bicalho - jornalista

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

BELA PÁGINA

- Reginauro, adorei sua página, ela só demonstra sua competência. Me deslumbro em falar que sua amizade e respeito são fundamentais para o meu crescimento profissional. Parabéns, obrigada pelo carinho de sempre.


Marilia Beatriz - Lila, de Montes Claros - mariliabcqueiroz@yahoo.com.br

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

VOCÊ É QUEM MANDA

- Sou Assessora de Imprensa do maior evento automotivo de Minas Gerais, o Megacar Style Competition, realizado em Varginha. Gostaria de enviar material jornalístico (release) para ser publicado. Preciso saber para qual e-mail encaminhar o material. Atenciosamente,


Luciana Trindade, de Varginha - lucianatrin@gmail.com

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

PARTICIPE!

Publique também a sua opinião, enviando seus comentários para O Norte clicando aqui.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por