Com popularidade maior nos Estados Unidos, a rede social Tumblr agrega não somente quem curte compartilhar histórias na web, mas também quem busca inspiração para arrumar a casa. Mais que tendência, a plataforma digital virou sinônimo do que é descolado, moderninho, irreverente e de personalidade forte. E virou referência para profissionais e amadores na hora de decorar. 

Dentre as marcas registradas da nova moda estão adesivos geométricos fixados na parede, pisca-piscas baratinhos que fazem as vezes de uma iluminação assinada, coleção de quadrinhos com molduras diferentes e ainda gravuras coloridas, frases e luminárias aparentes. 

“É um estilo que deriva do uso constante do Tumblr pelos jovens por meio de posts com itens que são desejos no vestuário ou na decoração. Assim, tudo que não é padronizado, pelo contrário, é cheio de personalidade, muitas vezes feito pela própria pessoa, é denominado dessa forma”, explica a designer de interiores Melina Mundim sobre a origem da tendência no décor.

Criado há 11 anos, o Tumblr é um híbrido de blog e rede social, que permite a publicação de textos, imagens, vídeos, links, citações e até de áudios. Nele, usuários compartilham inspirações e projetos pessoais. Nos Estados Unidos ainda é um dos sites mais acessados, mesmo após o crescimento de Twitter e Facebook.
 
COMO USAR
Para aproveitar o espaço na hora de ajeitar a casa não há mistério. As chances de errar são pequenas. Vale misturar fotos com luzes neon, objetos metalizados com cores neutras ou vibrantes ou ainda espalhar frases pelas paredes da casa ou cabeceira da cama, ensina Melina.

Segundo a profissional, além de moderno e despojado, o estilo confere personalidade. “Cada casa precisa ter uma decoração que seja compatível com o gosto do morador. Independentemente da idade da pessoa, bata gostar para usar”, diz, dando sinal verde. 
 
DO IT YOURSELF
Para a arquiteta Carmen Calixto, a grande sacada do estilo de decorar é que os ambientes se tornam altamente “personalizáveis”, únicos. Ponto positivo para quem está de casa nova ou quer repaginar o local onde vive. 

Soma-se a isso a facilidade de encontrar os adornos, baratos, que podem ser até mesmo fabricados pelo dono da casa no melhor estilo Faça Você Mesmo (ou Do It Yourself). Ela reforça, no entanto, que a referência extraída da rede social se conecta melhor com pessoas antenadas nas tendências. 

Colega de profissão, a arquiteta Nina Abadjieff também aposta na personalização como diferencial número um da decoração Tumblr. “Cada espaço pode trazer a personalidade que o ambiente pede como, por exemplo, nos quartos as luzes pisca-piscas, ou no home-office, adesivos de parede, cartazes e prateleiras cheias de adornos”, recomenda. 

SAIBA MAIS

Quem é dono de um estilo mais clássico, mas quer dar um toque charmoso e moderno à decoração também pode usufruir das facilidades da tendência Tumblr, garantem os profissionais. Na avaliação da designer de interiores Melina Mundim, uma das vantagens da inspiração que vem das redes sociais é justamente não ter padrão.   
 
“Há mistura de fotos com luzes de neon, uso de metal, muitas almofadas, mix de cores neutras como nude, preto ou cinza. Cria-se mais facilmente uma identidade com esse tipo de decoração, por isso tem ganhado muitos adeptos que não somente o público jovem”, pontua. 
 
Segundo ela, é possível, por exemplo, lançar mão de adesivos de parede com triângulos e círculos ou ainda de figuras chamativas para compor um ambiente superclássico. “E um quarto com cabeceira captonada em veludo e um escrito em neon? Um luxo! Gosto muito mais dessas combinações que dão um ar mais personalizado e interessante aos espaços”, pontua.