A floricultura orgânica ganha força no Estado e abre as portas do mercado internacional para os produtores locais. Além da beleza, as espécies chamam a atenção por conta da forma de cultivo. A plantação por aqui também tem um outro chamariz: a chancela do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), por meio do Certificado de Orgânicos.

A primeira a ser contemplada com o selo em todo o Brasil foi a produção do sítio Flor de Corte, na área rural de Jaboticatubas, na Grande BH. Por lá, Valdeci Verdelho planta espécies como bastão-do-imperador, gengibre ornamental e helicônias. 

Sem adubos químicos nem agrotóxicos, a nutrição das plantas é feita por meio de adubação verde, compostagem e outros ingredientes naturais autorizados pela legislação de orgânicos no país. No controle de pragas e doenças, técnicas de prevenção e produtos permitidos no cultivo orgânico. “Além das vantagens ambientais, a produção orgânica tem muita aceitação no exterior”, comenta. 

O produtor também destaca as orientações da Epamig na empreitada. “Não fosse esse pontapé, não estaria onde estamos”.

O mesmo caminho segue a produtora e distribuidora Minas Flores. A empresa começou com Lourdes Araújo, ao se aposentar. 

Hoje, quem cuida das atividades é o irmão de Lourdes, Wagner Araújo. Para dar sequência à produção, ele conta que a Epamig prestou assistência local com orientações relativas às novas tendências. 

Wagner reforça, ainda, que cursos realizados pela Emater na propriedade possibilitaram as condições adequadas de trabalho aliadas à melhoria da produção. Dentre as capacitações estão o manuseio e manutenção de máquinas agrícolas, pulverização, irrigação, e consumo consciente.

A produção orgânica respeita as sustentabilidades econômica, ecológica e social são Na prática, o agricultor utiliza técnicas que conservam e preservam o solo, a água e a biodiversidade local. 

Agrotóxicos, adubos químicos e sementes transgê-nicas são banidos. Além disso, são observadas as leis trabalhistas e adotadas apenas técnicas permitidas por lei.

A certificação é uma das formas de garantir a qualidade de um produto.

Mais informações sobre o selo para produtos orgânicos estão disponíveis em ima.mg.gov.br/certificacao/organicos; consultorias prestadas pela Epamig podem ser acessadas no epamig.br