Dois mil encontros de negócios, mais de R$ 10 milhões de investimentos em startups, 500 horas de conteúdo e mais de 350 palestrantes. Os números mostram o saldo positivo da segunda edição da Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia (Finit). Durante os cinco dias do evento, realizado no Expominas, foram mais de 75 mil visitantes.

O público presente em oficinas, palestras e outras atividades foi 50% maior do que o registrado na última edição, em 2016. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes).
 
MATRIZ ECONÔMICA
“Estamos fazendo um esforço grande de diversificação da matriz econômica de Minas. Não que a gente não goste da nossa economia, ao contrário, gostamos muito. Mas é preciso colocar a economia mineira no século XXI. Isso aqui é um passo importantíssimo nessa direção”, disse o governador Fernando Pimentel, que esteve no evento.

Segundo Pimentel, Minas tem o maior programa de aceleração de startups do Brasil. “Trouxemos aqui para dentro a segunda edição do Campus Party Minas Gerais. Então, tudo isso somado é um passo muito importante para a gente colocar Minas Gerais naquilo que se chama, hoje, de economia criativa, a indústria de quarta geração, a indústria 4 D”.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, a meta é transformar a Finit no principal evento de tecnologia da América Latina.

NOVIDADES
Uma novidade na edição deste ano da Finit foi a Arena Criativa, realizada em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o P7 Criativo. Além de receber mais de 80 atividades, entre palestras e oficinas, o local contou com a arena de Drones, onde o público podia ter um contato direto com essa tecnologia, participando de competições.

Um dos espaços mais disputados da Finit, a Arena Campus Party recebeu mais de 6 mil participantes, sendo que 1.200 ficaram acampados, os chamados campuseiros.

 


Um dos espaços mais disputados,a Arena Campus Party recebeu mais de 6 mil participantes. Desses, 1.200 ficaram acampados – os campuseiros. Uma turma do Norte de Minas deu um show à parte. Com 311 participantes, a caravana bateu o recorde nacional da competição