A instalação de um posto avançado do Corpo de Bombeiros no município de Resplendor, no Vale do Rio Doce, foi uma das prioridades apontadas pelo Governo de Minas para a região durante a 14ª edição do Fórum Regional de Governo, que aconteceu ontem, em Aimorés.

Além da criação da estrutura, Fernando Pimentel assinou despachos dando prioridade à instalação de iluminação em campos de futebol e quadras poliesportivas, em parceria com a Cemig e os municípios de Itanhomi, Marilac, Peçanha, Resplendor, São Geraldo da Piedade, São Geraldo do Baixio e São José da Safira. 

Também foram entregues chaves a moradores de conjuntos habitacionais localizados em Alpercata e Sardoá. O governador determinou à Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese) a aquisição e distribuição de sementes para 5.052 famílias de 37 municípios do Vale do Rio Doce.
 
COPARTICIPAÇÃO
Os Fóruns Regionais de Governo foram criados há quase dois anos e são um dos pilares da administração estadual, incluindo a população no processo de planejamento das ações governamentais, monitoramento e avaliação de políticas públicas de forma regionalizada.

“O Fórum tem a dinâmica do Orçamento Participativo, que é uma forma democrática de trazer o cidadão para participar das decisões do Estado”, observou a representante da sociedade civil no fórum na região, Juliana de Souza Mathias.

O asfaltamento de estradas e a entrega de veículos para as áreas da saúde e da segurança pública foram algumas das demandas atendidas pelos fóruns naquela região. “Quando um governo se empenha, é possível atender a população tomando decisões conjuntas, sem que as ações sejam definidas de forma unilateral”, destacou o secretário de Estado Extraordinário de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro.


Investimento em diversas áreas
Entre as ações que partiram de demandas dos fóruns e foram atendidas em 55 municípios do Vale do Rio Doce, estão a reforma ou ampliação de 36 escolas da região. Além disso, foram entregues 56 ônibus para transporte escolar nas redes estadual e municipais de ensino.

Na assistência à saúde, visando o cofinanciamento para o SAMU de Governador Valadares foram repassados R$ 947 mil e duas ambulâncias. Outras 41 ambulâncias e 41 veículos para uso geral também foram entregues à população do Vale do Rio Doce.

Para a melhoria dos serviços de segurança pública, foram 72 viaturas para a Polícia Militar, quatro para o Corpo de Bombeiros Militar e quatro para a Polícia Civil. Em dezembro de 2016, foram concluídas as obras de reforma do presídio de Governador Valadares.

Em infraestrutura foram feitas 1.699 ligações elétricas rurais, além de investimentos de R$ 51,2 milhões na melhoria e expansão da rede de distribuição de eletricidade. Foram concluídas, em setembro de 2016, as obras em 48,8 quilômetros da MG-217, entre Água Boa e Malacacheta. 

Iniciadas em outubro de 2016, estão em andamento as obras na rodovia que liga Santa Rita do Itueto a Resplendor, num total de 22,8 quilômetros.