Deficientes visuais agora terão cardápio em braille

Jornal O Norte
21/07/2005 às 17:35.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:48

Cinara Dreide


Repórter


dreide@onorte.net

A lei nº 3.415, do dia 07 de julho deste ano, dispõe sobre a adaptação de listas de preços, cardápios em bares, lanchonetes, restaurantes e estabelecimentos similares para o uso do braile para deficientes visuais. A lei foi indicada pelo vereador Walcyr Soares e os estabelecimentos terão um prazo de 120 dias após a publicação da lei, para se adequarem às normas.

De acordo com Walcyr, os cardápios em braile serão confeccionados no CAPS - Centro de apoio a pessoa com deficiência visual de Montes Claros que se localiza à Avenida Mestra Fininha, 1.225, Jardim São Luís. Os interessados devem procurar Simone Souza Fonseca ou pelo telefone (038) 3221-6740.

- O material é gratuito, o responsável deve apenas levar o cardápio ou a lista de preços para o CAPS, onde será confeccionado e imprimido em braile - declara Walcyr. 

Ainda segundo ele, com esse novo serviço haverá um aumento de venda significativo para os donos dos estabelecimentos, além de trabalhar com a inclusão social e que permitirá aos deficientes a liberdade.

Segundo a auxiliar de educação e digitadora do CAPS, Mirtes Silva Fernandes o único local em que existe a impressora de braile é no CAPS, mas no momento as duas únicas impressoras estão no conserto para revisão, sem data certa para voltar a funcionar.

BRAILLE

O programa braille fácil permite que a criação de uma impressão braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, e que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação braille.

Através do braille fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O programa é composto de: editor de textos integrador, editor gráfico para gráficos táteis, pré visualizador da impressão braille, impressor braille automatizado, simulador de teclado braille, utilitários para retoque em braille, utilitários para facilitar a digitação.

O texto pode ser digitado diretamente no braille fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do NotePad do Windows, com algumas facilidades adicionais.

Uma vez que o texto esteja digitado, ele pode ser visualizado em braille e impresso em braille ou em tinta (inclusive a transcrição braille para tinta).

A digitação de textos especiais (como codificações matemáticas ou musicais) pode ser feita com o auxílio de um simulador de teclado braille, que permite a entrada direta de códigos braille no texto digitado.

O editor possui ainda diversas facilidades que agilizam muito a inserção de elementos de embelezamento ou o retoque de detalhes do texto braille. É possível a criação de desenhos táteis através de um editor gráfico simples.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por