Crimes em queda no Estado

Minas Gerais fecha 2017 com a menor taxa de homicídios dos últimos seis anos

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
23/03/2018 às 18:27.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:00
 (MANOEL MARQUES/IMPRENSA MG)

(MANOEL MARQUES/IMPRENSA MG)

Queda nos números de homicídios em Minas Gerais. O ano de 2017 registrou a menor taxa de assassinatos desde 2011. Foram 18,8 crimes para cada 100 mil habitantes. Na comparação com 2016, a redução foi de 6%. Na avaliação da capital, o índice é 11 % menor.

As estatísticas foram apresentadas nesta sexta-feira. Para o governo estadual, o resultado reflete os investimentos feitos na área da segurança pública.

Dos 12 indicadores monitorados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), oito apresentam redução. Dentre eles, a extorsão mediante sequestro (-35%). Já o estupro de vulnerável tentado e consumado – ambos com 18% de aumento – continua como o grande desafio para 2018.

“Nós tivemos uma redução muito significativa, em Minas Gerais, dos índices de criminalidade. O índice de roubos consumados, que é aquele tipo de crime que afeta diretamente a qualidade de vida da população, também apresenta queda”, disse o governador Fernando Pimentel.
 
AVALIAÇÃO
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Helbert Figueiró de Lourdes, acredita que os números são um marco para o Estado. “A nossa perspectiva é de, no máximo, em 2018 ou 2019, devolver ao cidadão mineiro aquela tranquilidade para sair de casa durante o dia, durante a noite”.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, a queda dos homicídios está relacionada à integração e ao investimento prioritário na área da segurança. “Com prevenção e tecnologia, temos tido resultados bastante expressivos”.

O chefe da Polícia Civil, João Octacílio Neto, informou que a instituição está com um projeto de expansão das delegacias especializadas. “Recentemente, elevamos à Departamento de Meio Ambiente a Divisão de Meio Ambiente, com uma estrutura maior para uma atuação mais efetiva. Da mesma forma, criamos o Departamento de Crimes Patrimoniais, onde nós reeditamos as delegacias especializadas de furtos e roubos”.

Bases móveis

A criação do programa de instalação de bases comunitárias nos bairros da capital foi avaliada como uma das ações fundamentais para a melhora nos números. “A sensação de segurança aumentou”, reforçou Pimentel. 

O coronel Helbert Figueiró de Lourdes destacou que a formatura de 1,4 mil novos soldados, em abril, possibilitará que a ação seja estendida para a região metropolitana. Além de Ibirité, onde o trabalho já está sendo realizado, Contagem, Betim, Vespasiano e Ribeirão das Neves receberão as bases. Ainda segundo o militar, os horários das bases na capital também deverão ser estendidos.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por