'Criança: Futuro no presente!' busca inclusão de crianças e adolescentes carentes

Lucimery Lopes, estagiária sob supervisão do editor
Montes Claros
17/06/2017 às 00:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:08

O centro comunitário de assistência social da Legião da Boa Vontade (LBV) sempre promove a inclusão de crianças e adolescentes carentes, de seis a 15 anos, através do programa “Criança: Futuro no presente!”. As iniciativas abrem um espaço de referência para o convívio grupal, estimulando a participação na vida pública, além de desenvolverem competências para a compreensão da realidade social e formação cidadã.

“Temos, dentro da rede de assistência social, o papel de fomentar o acesso a bens, serviços, e direitos sociais, atuando na proteção social básica como espaço de protagonismo e garantias de direitos das crianças/adolescentes e suas famílias” Ressalta Fernanda Gomes, assistentes social da instituição.

Ela explica que a instituição, alinhada com a política social, busca por meio de suas ações e atividades sociais superar as situações de vulnerabilidades.

“Como baixa renda, violência doméstica, insegurança alimentar, negligencias, uso abusivo de substancias psicoativo entre outras”.
 
JUNHO
Este mês, a LBV iniciou outros dois projetos importantes que são “Construindo instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis”, integrado aos esforços de se preservar o meio ambiente. As ações seguem até agosto.

Segundo a educadora social da LBV, Emilly Christie Neves, a ideia é fortalecer a educação ambiental e a conscientização sobre a necessidade urgente de se preservar a Natureza.
“Na oficina, meninos e meninas aprendem como alguns objetos que são descartados no lixo podem ser reaproveitados. Nós utilizamos garrafas pet, galões, latas de tamanhos diferentes, tampinhas, papel e plástico. Após a construção dos instrumentos, os atendidos conhecem o som que cada instrumento produz”.
 
ARRAIÁ
O segundo projeto é o “Arraial da Boa Vontade” que visa resgatar a tradição das festas juninas. Ele acontecerá no dia 24 com várias oficinas.

A professora Cynthia Alves, responsável pelo projeto dá detalhes das ações a serem desenvolvidas.

“No decorrer da oficina os atendidos terão a oportunidade de desenvolver as potencialidades, habilidades e talentos, ampliando seu universo artístico e cultural. O projeto estimula a participação social, já que o objetivo é valorizar a cultura brasileira, tomar conhecimento sobre as características das festas juninas. Os alunos conhecem mais sobre comidas, vestimentas, brincadeiras e a dança”, destaca Cynthia Alves.

O projeto está sendo desenvolvido por etapas, sempre com a preocupação de tornar as crianças e adolescentes conscientes das razões das festas juninas e a necessidade de preservar suas origens.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por