Carros poderão ter TVs no painel da frente

Jornal O Norte
04/03/2006 às 11:52.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:30







O governo federal liberou a instalação de DVDs e TVs na parte dianteira dos veículos no Brasil mas com uma condição. Estes veículos deverão possuir um mecanismo que os desliguem de forma automática quando os carros estiverem em movimento.





A nova regra também passou a permitir os aparelhos que orientam os condutores sobre trajetos - como alguns GPSs (sistema de posicionamento global) neste caso, inclusive com os automóveis andando.





As mudanças foram fixadas por uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicada no último dia 1º de março.





As novas normas são polêmicas entre especialistas, que acreditam que estes equipamentos poderiam elevar os riscos de acidentes no trânsito.





A resolução atual do Contran revogou a anterior, 123, de dezembro de 2003, que permitia a instalação de DVDs e TVs de forma que só os passageiros traseiros pudessem visualizar a tela.





As alterações na legislação do trânsito atendem às reivindicações de fabricantes automotivos, que alegavam atraso tecnológico.





Embora os motoristas continuem proibidos de ver a imagem quando estiverem dirigindo, técnicos temem instalações indevidas para burlar a fiscalização.





Os preços dos DVDs automotivos variam no mercado entre R$ 480 a R$ 2.800.



Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por