Capacitados para salvar vidas

Mais de 6 mil pessoas já foram treinadas em curso que ensina noções de primeiros socorros

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
15/02/2018 às 23:51.
Atualizado em 03/11/2021 às 01:23
 (Divulgação/CBMMG)

(Divulgação/CBMMG)

Ofertado gratuitamente pelo Corpo de Bombeiros, curso realizado em Belo Horizonte desde 2006 já capacitou 6.430 pessoas para salvar vidas. Os participantes são orientados sobre noções de primeiros socorros. Quem já passou pela formação destaca a importância de saber prestar o atendimento básico em casos de acidentes, por exemplo.

Que o diga Bruno Moreira Soares. Em 2014, ele e a família sofreram um acidente. Até a chegada da equipe de socorro, o rapaz aplicou as técnicas aprendidas no curso, ministrado na sede do 3º Batalhão dos Bombeiros, na capital mineira, e preservou as vidas do sobrinho, da mãe e da irmã.

Ao priorizar as ações, o responsável pela formação das turmas, sargento Robson de Paula, observa que o ex-aluno agiu corretamente. “Buscamos familiarizar a sociedade com a prática dos primeiros socorros, a fim de diminuir o número de óbitos e maiores problemas, como o Bruno fez”.

O curso tem duração de duas semanas, com aulas diárias. Cada turma tem 30 participantes. Para se inscrever, é preciso ter mais de 18 anos e ser alfabetizado. 

As aulas contemplam noções básicas de anatomia, técnicas de imobilização na prancha de resgate e dicas de atendimento e contenção aos traumas. Além disso, o sargento Robson diz que a pessoa é treinada para agir em situações de emergências clínicas, como infarto e AVC.

Técnicas para ajudar crianças
O Emergência Kids, também promovido pela corporação, ajuda pais e responsáveis por crianças a agirem em momentos de emergência. O curso é oferecido na Academia de Bombeiros Militar, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A capacitação consiste em palestras e oficinas gratuitas durante o ano. Os temas relacionam-se a situações enfrentadas no cotidiano. Os participantes são orientados com técnicas que dão respostas em casos de acidentes e quedas, obstruções respiratórias, afogamentos, cortes e hemorragias. 

De acordo com a ONG Criança Segura, 4,5 mil pessoas de 0 a 14 anos morreram em 2014, sendo que acidentes domésticos responderam por 55% desses óbitos.

“O objetivo é diminuir os índices de mortalidade e transmitir às mães e responsáveis os conhecimentos de prevenção e atendimento básico em situações que envolvam riscos para a criança, tornando-as aptas à primeira resposta até que o socorro adequado seja possível”, explica o tenente Christian Adriano Ferreira.

Para se inscrever no curso, é preciso acompanhar as informações pelo site bombeiros.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone (31) 3289-8098

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por