Brechós se tornam tendência na internet

Vendas de roupas usadas ganham mais adeptos que querem vestir bem gastando pouco

Christine Antonini
Montes Claros
23/06/2017 às 00:36.
Atualizado em 15/11/2021 às 09:12
 (Arquivo Pessoal)

(Arquivo Pessoal)

Com a chegada do inverno, cresce a procura por roupas de frio. As lojas substituem os estoques com novidades da época, mas para quem quer renovar o guarda-roupa sem gastar muito, uma boa opção são os “brechós do desapego”.

Antigamente, termos como “roupa de gente morta” eram muito usados para se referir aos produtos vendidos nesse tipo de segmento comercial. No entanto, com o consumidor com o orçamento cada vez mais apertado, a procura por artigos usados e em bom estado aumentou. Nas lojas especializadas, é possível encontrar peças com desconto de até 90% do valor em relação aos artigos novos.

Além da economia, comprar em brechós contribui com a sustentabilidade do meio ambiente, uma vez que as roupas já foram usadas por alguém, mas que, por isso, não serão jogadas no lixo, poupando a natureza de todo o trabalho de decomposição do objeto. É o chamado “consumo consciente”.
 
PÁGINAS VIRTUAIS
Com objetivo de se “desapegar” de roupas que estavam há muito guardadas, a estudante de publicidade, Stefane Martins, mais três amigas, juntaram tudo que não era mais útil para elas, mas que poderia servir à outras pessoas, e abriram o “Brechó das Amigas”na internet.

A proposta que começou com o quarteto já aderiu outras dezenas de mulheres que compram e vendem. “Mulher tem essa mania de comprar, sendo que tem roupa estocada dentro do guarda-roupa. Então, resolvemos vender a preço simbólico tudo que não usamos mais. Tiramos a foto dos produtos, postamos nas redes sociais e quem tiver interesse compra”, explica.

Andressa Rodrigues Maia, do blog “Cala Boca Andy”, mostra em seu site diversas possibilidades de reutilizar roupas compradas em brechós. Além de ser consumidora, ela também vende o que não é mais de seu interesse.

“Sempre compro roupa de qualidade e barata. Comprei uma saia que custa R$ 80 nas lojas tradicionais por R$ 10. E não me incomodo em vestir roupas que já foram usadas por outras pessoas. Defendo esse tipo de consumo no país. Além de poupar dinheiro estamos ajudando a natureza e enfrentando a crise econômica”, conta.
 
SOLIDARIEDADE
Em épocas mais frias, o “Brechó das Migas” recebe roupas de frio e cobertores para doar às pessoas em situação de rua que vivem na praça Doutor Chaves (praça da Matriz) e em outros pontos do centro da cidade.

Quem quiser ajudar com doações pode entrar em contato pelo telefone 9 9945-2554.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por