Benefício para os agricultores

Projeto Sementes Presentes distribui insumos a famílias em vulnerabilidade social

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
11/04/2018 às 19:27.
Atualizado em 03/11/2021 às 02:17
 (Divulgação/Emater-MG)

(Divulgação/Emater-MG)

A distribuição de insumos para agricultores familiares é um dos pilares do projeto Sementes Presentes, do Governo de Minas. O objetivo dele é alterar a realidade de famílias em vulnerabilidade social. As sementes são recebidas para a produção de alimentos para o próprio consumo ou venda. 

A ação é executada pela Emater-MG, juntamente com as secretarias de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Planejamento e Gestão (Seplag) e Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor).

“O nosso objetivo é promover a inclusão socioprodutiva das populações mais pobres do campo, a segurança alimentar, geração de trabalho e renda, além da organização da produção para o mercado institucional”, afirma o coordenador técnico estadual da Emater-MG, Thiago Carvalho.

Em 2017, foram distribuídas 226 toneladas de sementes de feijão, sorgo e milho para 23,8 mil famílias, em 159 municípios. “A importância está na inovação da forma como essa política pública foi construída, ou seja, envolve diversos órgãos, secretarias e dialoga com a sociedade civil no planejamento e execução das ações”, diz Carvalho.
 
PROJEÇÃO
Em 2018, serão beneficiadas mais 26 mil famílias de 147 municípios das regiões Norte, Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha, vales do Mucuri e Rio Doce. Elas receberão sementes de hortaliças, como alface, cenoura, abobrinha, beterraba e quiabo. Ao todo serão 130 mil pacotes de sementes distribuídas. A entrega das sementes de hortaliças é o encerramento da primeira etapa do Sementes Presentes, que teve início em 2017.

As famílias interessadas em participar devem estar inscritas no CadÚnico e atender aos critérios de domicílio rural e renda per capita até meio salário mínimo, hierarquizadas por menor renda e condição de pertencimento aos povos e comunidades tradicionais e/ou assentamentos de reforma agrária. 

A seleção das famílias é feita pelas equipes locais da Emater-MG, juntamente com os Centros de Referência de Assistência Social, secretarias de agricultura, sindicatos rurais e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
 
ENFRENTAMENTO
O projeto Sementes Presentes faz parte da estratégia estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo, criada pelo Governo de Minas em 2016. Ela reúne diversos programas, ações e projetos voltados para a melhoria das condições de vida da população do campo.

Ao todo, são 20 instituições governamentais atuando em três eixos: acesso a serviços públicos, benefícios e transferência de renda, inclusão produtiva e infraestrutura.

“Estamos aportando conhecimentos sobre famílias e comunidades vulneráveis socialmente para que alcancem serviços e benefícios públicos, no caso, os serviços de planejamento de produção e de extensão rural”, afirmou a secretária da Sedese, Rosilene Rocha.

Entre 2016 e 2017, de acordo com a Sedese, foram investidos cerca de R$ 262,4 milhões nas ações de referentes à estratégia estadual de Enfrentamento da Pobreza no Campo. Para este ano estão previstos mais R$ 202,9 milhões.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por