Banco de dados social lança portal

Jornal O Norte
11/04/2006 às 11:00.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:32

Mais um serviço de utilidade pública do Projeto estruturador de Inclusão Digital está disponibilizado na Internet. O programa Banco de Dados Social lançou nesta segunda-feira 10, o Portal do BD Social. Estão sendo disponibilizados calendário de eventos, fórum de discussões, notícias, boletim eletrônico e técnico. Além disso, através do portal é possível ter acesso a uma biblioteca virtual na área de tecnologia de gestão social e às informações detalhadas sobre as tecnologias que estão sendo desenvolvidas no âmbito do programa.

O portal também disponibiliza, em especial para os municípios, acesso ao suporte técnico para auxiliar na implantação das tecnologias de apoio à gestão social integrada, licenciadas no âmbito do programa, que estão sendo implantadas nos mesmos.

OBJETIVOS

Um dos principais objetivos do portal é ser um eficiente meio de comunicação entre coordenação do Programa Banco de Dados Social e os municípios integrantes do Projeto BD Social - Municípios, de forma a possibilitar a ampliação do projeto para todos os 853 municípios mineiros. E a grande finalidade é se tornar um ambiente de prática, no qual o conhecimento na área de gestão social seja produzido de forma integrada, com a participação de todos que acessem o portal, gerando uma grande rede virtual.

Para fazer parte dessa rede acesse www.bdsocial.mg.gov.br ou o link do BD Social no site www.inclusaodigital.mg.gov.br.

BANCO DE DADOS SOCIAL

O Banco de Dados Social é um programa do governo de Minas, inserido no Projeto estruturador de Inclusão Digital, de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias com o objetivo de inovar a gestão social nos municípios.

A estratégia principal é a integração de informações coletadas por profissionais de programas de atenção social como o PSF - Programa saúde da família e o CRAS - Centro de referência da Assistência Social. As tecnologias resultantes do Banco de Dados Social serão utilizadas pelas administrações municipais para subsidiar o planejamento, acompanhamento e avaliação desses programas sociais, garantindo condições para a execução de políticas sociais integradas.

MODELO

O projeto visa à melhoria das condições de vida da população e é baseado no modelo de atenção aos usuários/pacientes, denominado Atenção social integrada. Esse busca aumentar a qualidade na prestação de serviços e é centrado nas necessidades e conveniências dos usuários e suas famílias. Com isso, a prefeitura terá maior conhecimento das necessidades da população, o que facilitará o acesso desta aos serviços municipais e a concessão de benefícios que a mesma tem direito, evitando, assim, deslocamentos desnecessários.

IDOSOS

Um exemplo é facilitar a emissão do cartão para idosos terem passe livre nos transportes públicos. As secretarias municipais envolvidas podem se articular para emitir o cartão assim que a pessoa passa a ter direito ao mesmo e o próprio agente comunitário de saúde entregaria o cartão para o idoso na sua casa. Isso é possível justamente pelo fato do Banco de Dados Social integrar os dados da assistência social aos da atenção básica à saúde, possibilitando prestação de serviços integrados.

O Projeto Piloto do BD Social - Municípios encontra-se na fase de validação de tecnologias, em municípios já selecionados, e concluída essa etapa todas as prefeituras interessadas poderão participar do programa.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por