Arte circense ganha destaque

Atividades do projeto Cidade do Circo começam em fevereiro na capital mineira

*
Hoje em Dia - Belo Horizonte
20/01/2018 às 07:17.
Atualizado em 03/11/2021 às 00:52
 (Rede de Apoio ao Circo/Divulgação)

(Rede de Apoio ao Circo/Divulgação)

O projeto Cidade do Circo deve ser iniciado no mês que vem, segundo informou o governo do Estado. Nos próximos dias, R$ 200 mil serão destinados, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), para obras de terraplanagem e redes elétricas e hidráulicas.

O espaço será construído em uma antiga estação de trem, em um terreno de 11 mil metros quadrados, no bairro Gameleira, região Oeste da capital. O local foi cedido pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Circos itinerantes poderão se instalar por lá, além da realização de cursos, seminários, laboratórios, palestras e exposições.

Um dos principais objetivos é produzir e compartilhar conhecimentos, promovendo o aperfeiçoamento de dons e a qualificação profissional. Segundo o secretário adjunto de Estado de Cultura, João Miguel, o fomento à Cidade do Circo traz a visibilidade necessária para que as famílias circenses sejam integradas à sociedade e tenham os direitos atendidos.
 
MEMÓRIA
De acordo com os responsáveis, a Cidade do Circo, cria e implanta ações estruturantes que possam garantir a continuidade das atividades e a memória da arte. “É muito importante para o segmento tomar consciência de que o Estado oferece alguns mecanismos para a manutenção dessas atividades. Temos o maior interesse em continuar a valorização desta importante expressão artística”, disse João Miguel.

Conforme a autora e diretora de teatro Sula Kyriacos Mavrudis, a Rede de Apoio ao Circo, criada há mais de 20 anos, vai contemplar circenses de todo o Estado. “O objetivo é unir os circenses e suas famílias, criando mecanismos de interlocução, representação e troca de serviços, buscando parcerias e dando condições para o exercício de suas atividades com qualidade e segurança”, afirma Sula. 
 
DADOS
Em levantamentos recentes, realizados por associações circenses de todo o país, foi constatado que existem mais de 2 mil circos espalhados pelo Brasil. Em Minas Gerais, são cerca de 80. Há 30 anos, existiam 28 que trabalhavam nos bairros de Belo Horizonte, chamados de “circos de bairro”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por